Topo

Sindicato dos Diretores dos EUA anuncia cinco indicados ao prêmio de direção de documentário

Logotipo da Director"s Guild of America (DGA), sindicato dos diretores dos EUA - Reprodução
Logotipo da Director's Guild of America (DGA), sindicato dos diretores dos EUA Imagem: Reprodução

Da Redação

12/01/2011 18h42

O presidentte do Sindicato dos Diretores dos EUA (Directors Guild of America, DGA), o cineata taylor Hackford, anunciou hoje os cinco indicados ao prêmio de melhor direção de documentários concedido pela categoria aos melhores profissionais de 2010.

Com exceção de Alex Gibney, indicado ao prêmio este ano por "Waiting for 'Superman'", todos os outros concorrentes foram indicados pela primeira vez. Gibney havia recebido a primeira indicação em 2007 pelo filme "Taxi to The Dark Side".

"O melhor cinema de documentário oferece ao público a rara oportunidade de experimentar a vida, um lugar ou uma situação que poderiam ser muito distantes ou desconhecidos para descobrirmos por conta própria", disse Hackford, em seu discurso. "O excelente trabalho de nossos cinco indicados ilumina, educa e inspira-nos de forma extraordinária. Os meus parabéns a cada um dos nossos candidatos."

Os vencedores serão anunciados em um jantar de gala oferecido pelo sindicato no sábado, 29 de janeiro, no Grand Ballroom em Hollywood & Highland, em Los Angeles.

A seguir, a lista de indicados:

LIXIN FAN
Por "Last Train Home"

CHARLES FERGUSON
Por "Trabalho Interno"

ALEX GIBNEY
Por "Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spitzer"

DAVIS GUGGENHEIM
Por "Waiting for 'Superman'"

TIM HETHERINGTON e SEBASTIAN JUNGER
Por "Restrepo"