Topo

Apesar da nova roupagem em 3D, personalidade do urso continua a mesma em ''Zé Colmeia - o Filme''

HELOÍSA DALL'ANTONIA

Da Redação

18/01/2011 12h33

Muitos anos se passaram desde que Zé Colmeia e Catatau roubaram sua primeira cesta de piquenique de um incauto visitante qualquer do Parque Jellystone. De 1958, quando os personagens apareceram pela primeira vez no desenho de ''Dom Pixote'', para os dias atuais, os recursos de animação mudaram bastante, mas a fome desses simpáticos ursos, não. É com uma roupagem nova, em 3D, que chega aos cinemas na próxima sexta (21), "Zé Colmeia - O Filme", live-action protagonizado por versões em computação gráfica dos animais e um punhado de atores reais que parecem realmente estar dividindo o set de filmagem com a dupla.

TRAILER DE ''ZÉ COLMEIA - O FILME''

Se os recursos técnicos mudaram bastante, o mesmo não aconteceu com a personalidade do personagem. No filme dirigido por Eric Brevig, Zé Colmeia (voz original de Dan Aykroyd) continua a se achar "o mais esperto dos ursos", mesmo sendo Catatau (com o timbre de Justin Timberlake) talvez o mais sensato de ambos. Uma mudança de tom se mostra apenas na história, quando uma lição sobre o meio ambiente começa a ser desenhada, mostrando que o tempo passou.

O Parque Jellystone está para ser fechado pelo inescrupuloso prefeito Brown (Andrew Daly). Por estar perdendo visitantes, o político pretende vender as terras e desmatá-las, fazendo com que o déficit da cidade acabe e assim dando como certa sua vitória para o cargo de governador. Porém, o guarda Chico (Tom Cavanagh), responsável pelo local, acredita que pode reverter a situação e fazer com que as pessoas voltem a se interessar pelo lugar. Quem também acredita que a reserva natural pode voltar a seus tempos áureos é Rachel Johnson (Anna Faris), uma cineasta que empolgada com o fato de que ali há ursos que falam, decide filmar um documentário sobre a vida animal. É claro que a "moça do vídeo" e o "senhor, guarda, senhor", como Zé os chama, vão perceber ter muito mais do que o interesse em botânica em comum.


Mas é a cobiça do bobão Jones (T.J. Miller), um ex-escoteiro que está aprendendo a trabalhar como guarda florestal com Chico, pelo cargo máximo em Jellystone, que acaba abrindo a brecha para que Brown consiga o que quer. Jones incentiva Zé Colmeia a ajudar na busca por mais visitantes e o urso acaba, inadvertidamente, por estragar tudo. Afastado do posto, Chico vai ter de se unir a dupla animal e a Rachel para salvar o parque e desmascarar o prefeito.

Da mesma forma que em "Monstros S/A", a produção se esforça para reproduzir a textura dos pêlos de Zé Colmeia e Catatau, assim como os focinhos molhados de ambos, e mesmo a casca da tartaruga da dupla.

Curtinho, o filme (tem pouco mais de uma hora) diverte crianças e até adultos, seja pela dublagem nacional que lembra a época do desenho, seja pela trilha sonora (que, bebendo na fonte da Dreamworks, usa músicas conhecidas em momentos cômicos - "Don't Stop Believin'' e "Baby Got Back"), ou mesmo pelo nonsense da tranquilidade dos personagens humanos quanto ao fato de estarem travando conversas muito sérias com dois ursos que usam gravatas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apesar da nova roupagem em 3D, personalidade do urso continua a mesma em ''Zé Colmeia - o Filme'' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade