Filmes e séries

Em Tiradentes, "Os Residentes" e "Santos Dumont Pré-Cineasta?" aumentam temperatura da Mostra Aurora

SERGIO ALPENDRE

Colaboração para o UOL, de Tiradentes (MG)

Os dois longas exibidos nesta quinta-feira dentro da Mostra Aurora, competitiva reservada aos novos diretores (que estão no máximo no segundo longa), elevaram o nível da 14ª Mostra de Tiradentes, um dia depois da Mostra Foco ter encerrado com uma seleção de belos filmes. Foi uma boa reação dos jovens longa-metragistas, depois de uma série de filmes menos inspirados exibidos no evento.

"Os Residentes", do mineiro Tiago Mata Machado, é o tipo de filme que só encontra recepção tão positiva em Tiradentes. Cerebral, pretensioso, mas com alguns momentos de antologia, desfila um emaranhado de citações e se abre paradoxalmente ao risco, sendo ao mesmo tempo calculado e arriscado, frio e trôpego, empolgante e racional em excesso.

Dessa combustão podemos reter diversas cenas com enquadramentos pictóricos de grande beleza e cenas estranhas de ação, com uma trama que envolve sequestro, rebeldia e anarquismo.

O cinéfilo pode identificar diversas citações, não sendo essas identificações necessárias à compreensão do filme. De Jean-Luc Godard (de "A Chinesa" e "Weekend à Francesa") a Rainer Werner Fassbinder ("A Terceira Geração"), passando por Antonioni, Bressane, Sganzerla e outros baluartes do cinema moderno ou experimental, muitas referências se multiplicam, inclusive literárias e musicais.

Mas o grande momento, que eleva o filme a uma outra categoria, de gente grande, é a "DR" (discussão de relacionamento) que acontece entre o casal principal, e que dura cerca de dez minutos. Ela acontece bem no meio do filme, e funciona praticamente como um êxtase de emoção. Após essa cena fenomenal, o filme volta ao efeito gangorra, com altos e baixos, mas sempre mantendo o interesse.

Os primórdios do cinema

  • Divulgação

    Cena do filme "Santos Dumont Pré-Cineasta?", de Carlos Adriano


Mais tarde foi a vez de Carlos Adriano, cineasta paulista que assustou os espectadores com sua fala de apresentação, que sugeria que "Santos Dumont Pré-Cineasta?" fosse muito menos palatável do que realmente é. Ele não deve conhecer a plateia de Tiradentes, sempre muito aberta a filmes difíceis, mais difíceis que o dele.

Sustos à parte, seu trabalho tem beleza inegável quando assume o lado mais ensaísta, e cai um pouco, pouco mesmo, quando fica mais convencional, quando as entrevistas, interessantes por sinal, dominam a montagem.

Imagens de Méliès, Lumière e outros pioneiros invadem a tela, e um carretel de fotografias de um "mutoscópio", aparelho dos primórdios do cinema, pertencente ao arquivo de Santos Dumont, encontrado no Museu Paulista (conhecido em São Paulo como Museu do Ipiranga), vem à tona.

Nos depoimentos, vemos e ouvimos pesquisadores como Ismail Xavier e Eduardo Morettin, ensaístas como Nicole Brenez, curadores e cineastas de vanguarda como Ken Jacobs.

O grande homenageado, contudo, é o guru da cinefilia, agitador, programador, pesquisador e muitas coisas mais, Bernardo Vorobow, falecido em 2009 e responsável pela paixão pelo cinema despertada em muita gente de cinema. São cenas bonitas e tocantes as que mostram Bernardo com uma câmera fotográfica em Paris. É uma bela homenagem a de Carlos Adriano.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Chico Barney
Roberto Sadovski
redetv
redetv
do UOL
EFE
EFE
do UOL
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
EFE
Colunas - Flavio Ricco
Blog do Barcinski
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
Blog do Matias
do UOL
Topo