Topo

Bafta premia saga "Harry Potter" por contribuição ao cinema

Harry Potter (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) em ""Harry Potter e as Relíquias da Morte"" - Divulgação
Harry Potter (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) em ''Harry Potter e as Relíquias da Morte'' Imagem: Divulgação

Da Redação

03/02/2011 12h01

A franquia de filmes ''Harry Potter" ganhará prêmio por contribuição ao cinema britânico no Bafta, informou o site oficial da premiação. Inspirada nos livros da J.K. Rowling, a saga foi adaptada para as telas a partir de 2001, com ''Harry Potter e a Pedra Filosofal", e terá seu último filme exibido em 2011, com a segunda parte de ''Relíquias da Morte" (correspondente ao sétimo livro).

Além do sucesso das bilheterias, conhecido mundialmente, a franquia produzida pela Warner foi escolhida, segundo a premiação, por que "não só criou estrelas em frente às câmeras, como destacou as habilidades técnicas da indústria britânica, incentivando um vasto grupo de profissionais durante a produção". Entre as qualidades da produção mencionadas está, ainda, a compra dos Estudios Leaveasden pela Warner, local onde a franquia foi filmada nos últimos dez anos.

O prêmio será recebido por Rowling e pelo produtor David Heyman na cerimônia marcada para 13 de fevereiro de 2011. Entre os outros nomes que ganharam a homenagem em anos anteriores estão Mike Leigh, Kenneth Branagh e Derek Jarman.

O último filme da saga está previsto para estrear em 15 de julho no Brasil.