Topo

Ator e diretor de "Tropa de Elite 2" estão entre os homenageados do CinePE 2011

José Padilha apresenta o filme "Tropa de Elite 2" no Festival de Berlim ao lado dos atores Wagner Moura e Maria Ribeiro (11/02/2011) - Johannes Eisele/AFP
José Padilha apresenta o filme "Tropa de Elite 2" no Festival de Berlim ao lado dos atores Wagner Moura e Maria Ribeiro (11/02/2011) Imagem: Johannes Eisele/AFP

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

14/02/2011 14h36

Entre 30 de abril e 6 de maio acontece a 15ª edição do CinePE. A programação do festival pernambucano só será conhecida em meados de abril, mas os homenageados foram divulgados pelos organizadores nesta segunda-feira (14).

O filme "Tropa de Elite 2", que teve o maior sucesso de bilheteria da história do cinema nacional, será lembrado em forma de homenagens ao diretor José Padilha e ao ator Wagner Moura.

A história do CinePE é outro tema que marca as homenagens. O filme "Baile Perfumado", de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, teve sua primeira apresentação na edição de 1998 do festival e será homenageado. Outro nome que ficou marcado no primeiro CinePE e que será lembrado em 2011 é Chico Diaz, premiado em Pernambuco como melhor ator por "Os Matadores", de Beto Brant.

A lista de homenageados ainda incluem a Revista de Cinema, o programa da TV Cultura "Revista do Cinema Brasileiro" e a montadora pernambucana Vânia Debbs ("Nome Próprio"), que também atua como professora da Universidade de São Paulo.