Topo

Ator-mirim de "Sacrifice", de Chen Kaige, recebe elogios do diretor e é aplaudido em entrevista coletiva

O ator-mirim William Wang, de oito anos de idade, está no elenco do filme ""Sacrifice"", de Chen Kaige (13/02/2011) - Getty Images
O ator-mirim William Wang, de oito anos de idade, está no elenco do filme ''Sacrifice'', de Chen Kaige (13/02/2011) Imagem: Getty Images

ALESSANDRO GIANNINI

Enviado especial a Berlim

14/02/2011 17h52

Inspirado em uma antiga novela de artes marciais, "Sacrifice" foi uma das principais atrações do domingo (13) no Festival de Berlim. Dentro da mostra Berlinale Special, reservada a convidados ilustres do evento, o filme de Chen Kaige ("Lanternas Vermelhas" e "Adeus, Minha Concubina") mostra uma saga de vingança que se reverte em uma mensagem contra esse círculo vicioso de ressentimento e violência. Já lançado na China, não teve boa acolhida dos críticos, embora tenha ficado 16 dias em primeiro lugar nas bilheterias locais. Kaige defendeu seu filme diante de um grupo muito pequeno de jornalistas e críticos - a maioria deles asiáticos - ao lado da produtora (e sua mulher) e do pequeno William Wang, que interpreta um personagem importante na porção central da história.

Ao responder uma pergunta feita pela reportagem do UOL Cinema sobre como trabalhou com Wang, Kaige aproveitou a ocasião para fazer muitos elogios ao ator de apenas 8 anos. "Meu pai sempre me aconselhou a não fazer filmes com crianças e animais", disse, em tom de brincadeira. "Mas esse menino foi um achado. Não tive dificuldades com ele porque é espontâneo. Ele não estava interpretando, estava brincando. Por isso, muitos dos atores experientes tinham medo de estar com ele no mesmo quadro, de contracenar com ele na mesma cena: por causa de sua naturalidade."

De pais chineses que imigraram para Hong Kong, Wang não fala mandarim, apenas inglês e um pouco de japonês - está morando no Japão. "Eu o encorajei a aprender melhor o mandarim para que ele siga carreira como ator", completou o diretor. Questionado sobre as dificuldades que teve ao filmar, o pequeno, que estava sonolento por conta do fuso horário, disse que não se lembrava de nenhuma dificuldade. "A primeira vez que subi num palco tive um pouco de medo", completou. "Mas depois, não mais. Não estou com medo."