Topo

Liam Neeson perde a identidade no suspense ''Desconhecido'', exibido no Festival de Berlim

FERNANDA EZABELLA

Colaboração para o UOL, de Los Angeles

18/02/2011 07h00

As ruas geladas de Berlim são cenários para o suspense “Desconhecido”, estrelado por Liam Neeson, no papel de um médico americano em viagem que perde sua identidade após um acidente de carro e deixa de ser reconhecido por todos, incluindo a própria mulher. “Gostei muito do roteiro porque me levou de volta àquelas histórias hitchcockianas”, falou Neeson a jornalistas em Los Angeles, nos EUA. “É aquele filme que você fica tentando imaginar, descobrir. Eu mesmo não previ o final". O filme está na programação do Festival de Berlim deste ano, com exibição nesta sexta-feira (18), fora de competição.

TRAILER LEGENDADO DE ''DESCONHECIDO''

Sob direção do espanhol Jaume Collet-Serra (“A Órfã”), "Desconhecido" também traz no elenco a atriz January Jones. “Você não sabe se ela é boa ou não, se pode confiar, se simpatiza ou não. Se ela passou por uma lavagem cerebral ou se está sendo chantageada”, contou Jones, sobre sua personagem. “Ou mesmo sabe se ela existiu!”, completou.

Para Collet-Serra, o clima da capital alemã ajuda a criar a atmosfera do filme. “Apesar de não ter mais o muro, de ter sido uma cidade dividida no passado, Berlim ainda guarda algumas cicatrizes. É uma cidade linda no verão, mas bem ameaçadora no inverno”, comentou o diretor. “Arquitetonicamente, é um lugar que ainda tenta achar sua identidade. E isso realmente reflete o tema do filme, o que o personagem está passando.”

Para ajudar o médico perdido em Berlim, perseguido por assassinos em todos os cantos da cidade, foram escalados dois atores europeus: o suíço Bruno Ganz (“A Queda– As Últimas Horas de Hitler”) e a alemã Diane Kruger (“Bastardos Inglórios”). Ganz, que ficou marcado pelo papel do líder nazista, faz agora um ex-agente da Stasi, a polícia secreta da extinta República Democrática Alemã (RDA). Entediado com a vida, ele faz bicos de detetive e cruza com o caminho de Dr. Martin. Já Kruger é a taxista que dirigia o médico na hora do acidente, fazendo o carro atravessar uma ponte e mergulhar num rio. Apesar disso, ela salva a vida do médico diversas vezes ao longo do filme.