Topo

Por meio de assessoria, José Padilha diz que "não há nada de concreto ainda sobre 'RoboCop'"

José Padilha participa do Festival de Berlim com "Tropa de Elite 2", que está na Mostra Panorama. O primeiro "Tropa de Elite" conquistou o Urso de Ouro em 2008 (11/02/2011) - AFP
José Padilha participa do Festival de Berlim com "Tropa de Elite 2", que está na Mostra Panorama. O primeiro "Tropa de Elite" conquistou o Urso de Ouro em 2008 (11/02/2011) Imagem: AFP

Da Redação

02/03/2011 17h40

Por meio de sua assessoria de imprensa, o diretor José Padilha disse nesta quarta (2) que "não há nada de concreto ainda sobre 'Robocop'". A consulta ao cineasta, feita pelos assessores por e-mail, deixa escapar nas entrelinhas que há realmente uma negociação com a MGM, detentora dos direitos da franquia, como anunciou o site Deadline na terça (1º). Mas até os jornalistas que cuidam da relação dele com os veículos de comunicação são cuidadosos ao confirmar ou negar a conversação.

Dirigido pelo holandês Paul Verhoeven, "Robocop - O Policial do Futuro" (1987) foi um sucesso do cinema de ficção científica. Em 1990, ganhou uma continuação, ainda com Paul Weller no papel principal. Em 1993, a terceira parte enterrou a franquia. Também foram lançadas uma série animada em 1988 e um seriado em 1994.

Depois de um longo período de turbulência, a MGM, reconstituída financeiramente sob o comando de uma nova presidência dupla, aposta em "RoboCop" como sua primeira grande franquia mundial e está procurando um diretor que consiga recolocá-la no mapa do cinema. A cúpula do estúdio teria ficado impressionada com as realizações recentes de Padilha, especialmente os dois "Tropa de Elite". Assim que ele assinar, dizem, procurarão um roteirista.

O projeto de refazer - ou reiniciar, como também se diz - "RoboCop" existe há tempos. Darren Aronofsky, de "Cisne Negro", esteve à frente do projeto, mas acabou saindo quando a MGM começou uma reestruturação financeira. Sua próxima tarefa será "Wolverine".