Topo

"Bambi", clássico da Disney lançado em 1942, ganha versão restaurada em DVD e Blu-Ray

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

14/03/2011 07h00

Os primeiros trabalhos para transformar o romance de Felix Salten em um longa animado começaram em 1936 pela equipe chefiada pessoalmente por Walt Disney. Após trabalho meticuloso, o filme foi lançado em 1942 e se tornou um clássico. Décadas depois, a animação ganha DVD e Blu-Ray com imagens restauradas por um time de especialistas, com lançamento nas lojas previsto para 16 de março.

Andreas é um animador experiente nas produções da casa, sendo responsável pela animação de personagens como Scar ("O Rei Leão"), Jafar ("Aladdin") e Gaston ("A Bela e a Fera").  Em entrevista por telefone ao UOL Cinema, o profissional alemão descreveu como foi o trabalho, que incluia análise dos negativos originais e das cópias em alta definição. "No momento de pintar as partes problemáticas, pudemos olhar para as artes originais e conseguir fazer um bom trabalho", afirmou.

O filme foi restaurado, mas os fãs não precisam se preocupar com as vozes dos personagens. A dublagem original foi mantida e a afeição com as vozes pode ser relembrada. O respeito com o legado de "Bambi" foi uma constante na concepção dessa nova roupagem da animação. "O desafio foi ser autêntico com a parte artística", reflete Andreas. "A gente não podia mudar as coisas. Felizmente tínhamos ilustrações originais no arquivo para ajudar no restauro. Também tivemos sorte de que alguns artistas que trabalharam em "Bambi" ainda estão vivos e pudemos consultar esses centenários".

Extras

Além do filme, há dois extras no pacote. O primeiro dela é praticamente um produto à parte: um documentário de mais de 90 minutos de duração que narra o processo de concepção e produção de "Bambi".

Transcrições das reuniões de Walt Disney com sua equipe foram utilizadas para encenar (apenas com vozes) como funcionavam aqueles encontros. Para os amantes de cinema, as preocupações com detalhes são impressionantes, desde aspectos do roteiro até a escolha dos animadores corretos para cada personagem.

Com isso, é como se tivéssemos o privilégio de estar presentes quando importantes decisões foram tomadas, como a forma que seria retratada a emotiva morte da mãe de Bambi. Entre momentos de discussões encenadas da equipe há inserções com entrevistas de profissionais da área e especialistas.

Se esse vídeo é dirigido a um público mais velho, há um extra educativo para as crianças. Em "Enciclopédia Disney" os espectadores das novas gerações aprendem como são os animais reais que inspiraram os personagens de "Bambi".

A forma como esta animação consegue emocionar pessoas de todas as épocas e idades foi destacada por Andreas Deja. "Acabei de voltar de uma sessão de "Bambi" em Chicago, com uma plateia infantil. Recebemos muitos comentários positivos delas, que nunca tinham assistido ao filme", disse.