Topo

"Tropa de Elite 2" é o grande vencedor dos Melhores do Ano do CineSesc

Cena do filme "Tropa de Elite 2" - Divulgação
Cena do filme "Tropa de Elite 2" Imagem: Divulgação

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

06/04/2011 23h16

O fenômeno de bilheterias "Tropa de Elite 2" firmou mais uma conquista no Festival Melhores do Ano do CineSesc. O filme levou os prêmios de melhor direção (José Padilha), roteiro (Braulio Mantovani), ator (Wagner Moura) e filme. O público e a crítica concordaram em quase todas as categorias, exceto filme. Neste caso, a crítica preferiu "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo".

Os prêmios foram entregues na noite de quarta (6) em cerimônia sediada no CineSesc. A bem-humorada mestre de cerimônias foi a atriz Fabíola Nascimento, que teve momentos de sua carreira relembrados na tela do famoso cinema. Cenas de "Estômago" e do curta "O Bolo" foram projetados e arrancaram risos do público.

Outro momento alegre da noite foi a entrega do prêmio de melhor documentário na escolha do público para "Dzi Croquettes". Os membros remanescentes do grupo de teatro que é tema do filme subiram ao palco e foram muito aplaudidos pelos presentes. Elke Maravilha, madrinha dos Croquettes, também subiu ao palco e presenteou a apresentadora com um selinho. Na escolha dos críticos, "Terra Deu, Terra Come" foi o melhor documentário.

Público e crítica concordaram nas categorias atriz e fotografia. "Os Famosos e os Duendes da Morte" levou a premiação técnica e Ana Lúcia Torre foi eleita a melhor atriz, por "Reflexões de um Liquidificador".

  • Cena do filme "Vincere", eleito pelo público e pela crítica como o melhor do ano

Entre os filmes estrangeiros, o ator Ricardo Darín levou por "O Segredo dos Seus Olhos" pelo público e pela crítica. Para atriz, houve divisão: Brenda Blethyn ("London River") foi a favorita do público e Giovanna Mezzogiorno ("Vincere") foi a eleita da crítica.

A produção italiana "Vincere" foi a grande vencedora nas premiações estrangeiras. Além de atriz, levou por melhor filme e melhor direção, em ambas categorias as escolhas do público e da crítica coincidiram.

Depois de terminada a entrega dos troféus, foram convidados ao palco o diretor Gustavo Pizi e dois atores do filme "Riscado". A produção foi a escolhida para abrir o Festival Melhores do Ano do CineSesc, que exibe os melhores títulos que passaram pelos cinemas brasileiros em 2010. Para ver a programação, entre no site oficial.