Topo

Dicas ajudam potenciais vítimas a sobreviver ao assassino dos filmes "Pânico"

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

11/04/2011 11h00

"Pânico 4" estreia no Brasil e em vários outros países na sexta-feira (15). A franquia de terror faz sucesso há quinze anos por diversos fatores. Um deles são as regras pelas quais o assassino se baseia para escolher suas vítimas.

As normas são retiradas dos vícios de outros clássicos do terror e explicitadas pela primeira vez por Randy (Jamie Kennedy) em "Pânico" (1996). O rapaz é obcecado por filmes apavorantes e diz aos outros personagens que tipo de comportamento atrai o assassino.

Nos filmes seguintes, novas regras são incorporadas, para desespero dos sobreviventes e das novas potenciais vítimas.

TRAILER DO FILME ''PÂNICO 4''

Em "Pânico 4", como se pode verificar no trailer, há novas normas a serem seguidas. Por acontecer onze anos depois de "Pânico 3", as regras refletem os filmes de terror mais atuais.

Um exemplo disso está na mania de os assassinos gravarem seus crimes, como acontece algumas vezes em "Jogos Mortais".

Outro exemplo da mudança de tempo está no caso da virgindade. O que antes era sinônimo de salvação, hoje já não garante mais a sobrevivência dos mais recatados - o próprio diretor falou sobre o assunto em entrevista.

O UOL Cinema compilou todas as 17 regras que foram declaradas nos quatro filmes da franquia e sugere algumas dicas.

Franquia longeva

Em 1996 o renomado diretor de terror Wes Craven ("A Hora do Pesadelo") uniu-se ao então estreante roteirista Kevin Williamson para levar às telas o filme "Pânico" e conseguiu causar uma sensação entre os apreciadores de terror. Mais tarde, Williamson teria grande sucesso como roteirista de cinema (além da franquia "Pânico", ele assina "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado") e como produtor de seriados de televisão ("Dawnson’s Creek" e "The Vampire Diaries", por exemplo).

"Pânico" foi o responsável pelo começo de uma tendência em Hollywood no final dos anos 90, com o lançamento frequente de filmes de terror para o público juvenil que tratavam de algum assassino em série. Além das crias de Williamson, engordam a lista títulos menores, como "Lenda Urbana" e "O Dia do Terror". Atualmente, algumas estreias esporádicas tentam emular o sucesso de "Pânico". O próprio Wes Craven fez sua aposta com "A Sétima Alma", sem sucesso.