Topo

Com Dominguinhos e Zabé, estilos musicais nordestinos são temas de documentários de festival em SP

Cena do filme "O Mundo Encantado de Zabé da Loca" - Divulgação
Cena do filme "O Mundo Encantado de Zabé da Loca" Imagem: Divulgação

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

01/05/2011 11h00

Quem acompanhar o In-Edit 2011- Festival Internacional do Documentário Musical poderá passear por muitos estilos musicais do nordeste brasileiro em apenas uma sessão. "O Mundo Encantado de Zabé da Loca" e "O Milagre de Santa Luzia" fazem um panorama de ritmos muito brasileiros.

Zabé é uma veterana tocadora de pífano que por 25 anos morou em uma casa simples construída no vão de uma pedra (uma loca, como dizem no interior da Paraíba). O documentário que a tem como personagem principal vai além do instrumento de sopro. "O Mundo Encantado de Zabé da Loca" visita outros estilos musicais nordestinos e relembra figuras de pouca fama e muito talento.

Com entrevistados ilustres, como Lirinha, o vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado, o documentário parece até esquecer-se de Zabé e focar-se mais no "mundo encantado".

TRAILER DE ''O MILAGRE DE SANTA LUZIA"

Já "O Milagre de Santa Luiza" faz uma viagem de maior distância na companhia de Dominguinhos. O filme é um tributo a sanfona (ou gaita, ou acordeão, dependendo da localidade) e vai além da musicalidade nortista.

Os instrumentistas do sul fazem parte dessa homenagem, mas o enfoque maior está sobre os nordestinos, seja em sua terra-natal ou em outros estados.

Dominguinhos é uma figura de peso, mas como seu nome não está no título do documentário, e como ele está presente em numerosas cenas de "O Milagre", não há a sensação de abandono de "O Mundo Encantado".  No entanto, em seus discursos, os dois filmes se complementam. Enquanto o primeiro concentra-se em um instrumento em vários locais do País, o último explora musicalidades distintas sem mudar de cenário.

OUTROS FILMES DE MÚSICA NORDESTINA NO IN-EDIT 2011

"Divido, De Repente" - Curta-metragem experimental em animação que tem Ubiraci Crispim de Freitas, conhecido por Divino, como personagem. Divino é um repentista. O curta usa diversas técnicas diferentes de animação.
"O Homem que Engarrafava Nuvens" - O documentário aborda a vida e a obra de Humberto Martins, conhecido como "O Doutor do Baião". Entre suas composições, destaca-se "Asa Branca", que já foi executada até por David Byrne (foto). Ficha completa do filme
"Nas Paredes da Pedra Encantada" - O filme fala sobre o famoso álbum "Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol", lançado em 1975 por Lula Cortês e Zé Ramalho.