Topo

Elenco black encena história de amizade em "Vamos Fazer um Brinde"

Cena do filme "Vamos Fazer um Brinde" Imagem: Divulgação

THIAGO STIVALETTI

Colaboração para o UOL, de Recife

04/05/2011 17h52

Uma história de amizade despretensiosa sobre quatro amigas e um amigo gay que se reúnem na cobertura de uma delas para viver dramas e alegrias numa véspera de Réveillon, num elenco dominado por atores negros. Assim é o longa carioca "Vamos Fazer um Brinde", de Cavi Borges e Sabrina Rosa, que passou nessa terça (03) no Cine PE. Uma bem-vinda proposta num cinema brasileiro ainda dominado por atores negros em filmes de morro ou periferia.

O elenco reúne atrizes amigas há muitos anos, boa parte delas moradoras do Vidigal, como Juliana Alves (a Clotilde da novela "Ti-Ti-Ti"), Roberta Rodrigues ("Se Nada Mais Der Certo"), Cíntia Rosa ("Bróder") e Roberta Santiago (atriz da Rede Record).

"Vamos Fazer um Brinde" foi escrito por Sabrina como peça de teatro. Na falta de financiamento, seu namorado, Cavi, viabilizou o projeto no cinema - num filme digital que custou R$ 30 mil e foi rodado em três dias.

"Eu queria falar de pessoas, seus sentimentos, loucuras e amores. Por que não representar uma classe média negra que também existe? Mas meu filme não é só pra negros não, é pra todo mundo", brincou Sabrina. Segundo Cavi, o filme pode passar no Canal Brasil antes de ser exibido nos cinemas.

Felizes com o filme, as meninas se enchem de projetos. Sonham agora em finalmente montar "Vamos Fazer um Brinde" no teatro. Roberta Santiago, Cíntia e Sabrina formaram uma banda, a Melanina Carioca. Roberta Rodrigues terá papel em "Os Ruivos", próximo longa de Cavi Borges, e numa nova série do Multishow. Cíntia fará no teatro a peça "Guimba", ao lado de Antonio Pitanga. E Sabrina sonha em montar "Eu Sou Black", musical sobre a história da música black brasileira.

Produtor sem edital

O cérebro por trás da turma toda é Cavi Borges, ex-lutador de jiu-jítsu e dono de locadora (a Cavídeo, no Rio), produtor carioca que viabiliza curtas e longas-metragens de baixo orçamento sem o dinheiro de editais. Entre seus projetos estão os longas "Riscado", de Gustavo Pizzi, premiado no Festival do Rio; e "Enchente", de Julio Pecly e Paulo Silva, exibido no Festival de Tiradentes. Também é coprodutor de "Casa 9", de Luiz Carlos Lacerda, exibido aqui no Cine PE.

Cavi finaliza ao menos quatro projetos de longa inéditos mesmo em festivais, entre eles o documentário "Malditos Cartunistas", de Daniel Garcia, e "Stravenga", de Daniel Sampaio, um dos diretores de "Conceição - Autor Bom É Autor Morto". A dificuldade, como sempre, é encontrar espaço no circuito comercial dos cinemas.

Sem modéstia

O outro longa da noite desta terça foi o documentário "JMB, o Famigerado", sobre o poeta recifense Jomard Muniz de Britto, intelectual que teve suas ligações com o tropicalismo nos anos 60 - com depoimentos de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Inquieto e irreverente, Jomard domina o filme com sua prosa inventiva e verborrágica, chamando o tempo todo Luci Alcântara, autora do filme, de "a melhor diretora do mundo".

Na coletiva, Luci mostrou uma surpreendente falta de modéstia. "É um filme sobre um poeta que acha, pensa e quer ser famoso, feito por uma diretora que quer ser mais importante que o personagem", explicou.

Jomard mostra-se um personagem cativante, Luci brinca com a metalinguagem, mas o filme começa a se repetir nos depoimentos e não sustenta seus 105 minutos de duração.

O próximo projeto de Luci é "O Melhor Documentário do Mundo", sobre a "megalomania pernambucana", com depoimentos de personalidades locais como João Câmara, Xico Sá e Ariano Suassuna. "A gente aqui tem esse ufanismo, essa idolatria, essa egolombra de se achar o maior, o melhor, o mais, o primeiro, o único", declarou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Elenco black encena história de amizade em "Vamos Fazer um Brinde" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade