Topo

"Tropa de Elite 2" e "Lula, o Filho do Brasil" são favoritos a prêmio de correspondentes estrangeiros no Brasil

Da Redação

09/05/2011 20h11

"Tropa de Elite 2" e "Lula, o Filho do Brasil"  são favoritos ao 8º Prêmio ACIE de Cinema, promovido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil. O anúncio das indicações foi feito hoje, no Rio de Janeiro.

Dezoito filmes concorrem ao prêmio, dividido em nove categorias, incluindo a de melhor filme pelo júri popular. Os longas indicados serão exibidos gratuitamente dentro da Mostra ACIE de Cinema, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 22 de maio. Após o fim da mostra é iniciada a votação para a escolha dos vencedores, que serão revelados no dia 30, durante a cerimônia oficial de premiação, também no CCBB-RJ.

O filme de José Padilha concorre em sete das oito categorias destinadas à ficção - a exceção é a categoria de melhor atriz. Com quatro indicações, "Lula, o Filho do Brasil" entra na disputa pelos troféus de melhor ator (Rui Ricardo Diaz), melhor atriz (Gloria Pires, que em 2010 ganhou duas indicações por "É Proibido Fumar" e "Se Eu Fosse Você 2"), melhor fotografia (Gustavo Hadba) e melhor trilha Sonora (Antônio Pinto e Jaques Morelembaum).

  • Divulgação

    "Lula, o Filho do Brasil" concorre a quatro prêmios ACIE

  • Divulgação

    "As Melhores Coisas do Mundo" disputa em três categorias

  • Divulgação

    Com americano no elenco, "Olhos Azuis" disputa três troféus


"As Melhores Coisas do Mundo", de Laís Bodanzky, e "Olhos Azuis", de José Joffily, concorrem igualmente aos troféus de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro.  "5X Favela – Agora por Nós Mesmos" concorre somente na categoria de melhor filme. "Chico Xavier" compete por melhor direção, com Daniel Filho, e melhor ator, pela atuação de Nelson Xavier como o protagonista. Os demais concorrem em apenas uma categoria (veja lista completa abaixo).

Conferido por formadores de opinião de todo o mundo nos mesmos moldes do Globo de Ouro, nos EUA, o Prêmio ACIE funciona como uma espécie de selo de qualidade para o cinema nacional no exterior. A lista dos indicados é elaborada pelo comitê oficial da ACIE, formado por nove correspondentes: Fabíola Ortiz dos Santos (Lusa), Ivani Flora (TV SIC), Lenilson Ferreira (Kyodo News), Luiz Eduardo Lerina (TV Mundo), Mery Galanternick (Latin Trade e ARTnewsletter), Marcelo Cajueiro (Variety, IGWB e Xinhua), Nacif Elias (sócio de honra), Nelza Oliveira (Infosurhoy) e Phylis Lilian Ciurariu Dit Huber (Freelancer).

 

Mostra ACIE

Todos os títulos são exibidos gratuitamente dentro da Mostra ACIE, entre os dias 17 e 22 de maio, no CCBB-RJ. O encerramento oficial será excepcionalmente no dia 21, no Cinecarioca, do Complexo do Alemão, com a pré-estreia nacional do longa “4 x UPP”, dirigido por  Luciano Vidigal, Cadu Barcellos,  Rodrigo Felha e Wagner Novais.

Após o fim das exibições no dia 22, é então iniciada a votação para escolha dos vencedores nas oito categorias - melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor atriz, melhor ator, melhor documentário, melhor diretor de fotografia e melhor trilha sonora. Cerca de 250 correspondentes afiliados das associações do Rio, São Paulo e Brasília participam da votação, e o público também tem direito a escolher o melhor filme na categoria júri popular.

Todo o histórico do prêmio e outras informações estão disponíveis no site oficial.

LISTA DE INDICADOS

Melhor Filme
"As Melhores Coisas do Mundo"
"Olhos Azuis"
"Tropa de Elite 2"
"5X Favela - Agora por Nós Mesmos"

Melhor Diretor
Daniel Filho ("Chico Xavier")
José Joffily ("Olhos Azuis")
José Padilha ("Tropa de Elite 2")
Laíz Bodanzky ("As Melhores Coisas do Mundo")

Melhor Roteiro
Bráulio Mantovani ("Tropa de Elite 2")
Luiz Bolognesi ("As Melhores Coisas do Mundo")
Marcelo Gomes e Karim Ainouz ("Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo")
Paulo Halm e Melanie Dimantas ("Olhos Azuis")

Melhor Ator
Marat Descartes ("Os Inquilinos (Os Incomodados Que Se Mudem)")
Nelson Xavier ("Chico Xavier")
Rui Ricardo Diaz ("Lula, O Filho do Brasil")
Wagner Moura ("Tropa de Elite 2")

Melhor Atriz
Glória Pires ("Lula, O Filho do Brasil")
Maria Padilha ("Praça Saens Peña")
Nanda Costa (" Sonhos Roubados")
Zezé Polessa ("O Bem Amado")

Melhor Fotografia
Gustavo Hadba ("Lula, O Filho do Brasil")
Lula Carvalho ("Tropa de Elite 2")
Paulo Vainer ("Eu e Meu Guarda-Chuva")
Rodolfo Sanchez ("400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado ")

Melhor Trilha Sonora
Antônio Pinto E Jacques Morelembaum ("Lula, O Filho do Brasil")
Guto Graça Mello ("O Homem Que Engarrafava Nuvens")
Pedro Bromfman ("Tropa de Elite 2")
Pedro Luís ("Praça Saens Peña")

Melhor Documentário
"Dzi Croquettes"
"Caro Francis"
"O Abraço Corporativo"
"Uma Noite em 67"