Topo

"O público se surpreenderá com o personagem real de 'VIPs'", diz diretora de documentário sobre o golpista

Mariana Caltabiano dirige "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso" - Divulgação
Mariana Caltabiano dirige "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso" Imagem: Divulgação

ALYSSON OLIVEIRA

Do Cineweb

12/05/2011 07h00

A versão ficcional da história de Marcelo Nascimento da Rocha todo mundo já conhece com o longa "VIPs", protagonizado por Wagner Moura e dirigido por Toniko Mello. Mas a realidade, com o perdão do clichê, é mais inacreditável do que a ficção. O documentário "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso” chega aos cinemas na próxima sexta e, segundo sua diretora, Mariana Caltabiano, "as pessoas ficarão surpreendidas com o cara real".

"Os dois filmes são a prova de que a mesma história pode ser interpretada e contada de mais de uma maneira", disse ao UOL Cinema, por telefone de Cannes, onde participa da seção de mercado do festival, e tenta negociar os direitos internacionais de sua animação em 3D "Brasil Animado" e o documentário.

O primeiro envolvimento de Mariana com o personagem foi quando o viu dando entrevista no programa de Amaury Jr - no qual se passou pelo filho do dono da companhia aérea Gol. Depois disso, ela se envolveu no roteiro do longa de ficção, que tem produção de Fernando Meirelles, escreveu um livro sobre ele e foi fazer o seu próprio filme sobre o personagem. "Quando o Bráulio [Mantovani, também roteirista dos dois 'Tropa de Elite'] se envolveu com o projeto, achei que estava em boas mãos e fui cuidar do meu documentário".

Mariana não encontrou muitas dificuldades para convencer Marcelo a dar entrevistas para o livro, embora, como mostra o documentário, ela mesma tenha sido vítima de um golpe dele nesse processo. "Assinamos o contrato em 2003 e, ao longo de um ano, eu o entrevistei. Isso é perceptível no filme. Ele está diferente a cada momento: mais magro, mais gordo, de barba."

Marcelo não foi o único bastante receptivo com Mariana. Outras vítimas do golpista também toparam participar do documentário, como Amaury Jr, que faz uma ponta como ele mesmo também no longa de ficção. "Ele levou tudo na brincadeira. No fim, achou graça em ter caído na conversa do Marcelo. Por causa disso, sugeri ao Toniko que talvez ele [Amaury Jr] também pudesse fazer o longa de ficção".

Já o ator Ricardo Macchi, o eterno cigano Igor, da novela "Explode Coração", não teve tanta sorte. Além de ser enganado por Marcelo, que se passava pelo filho do dono da Gol, não conseguiu o papel de um personagem inspirado nele no longa de Toniko.

"Eu falei com ele quando estava no escritório da produtora fazendo um teste para o longa. A participação dele acabou sendo fundamental para o documentário, pois ele conta de forma muito engraçada seu envolvimento com Marcelo", afirma Mariana.

TRAILER DO DOCUMENTÁRIO "VIPs - HISTÓRIAS REAIS DE UM MENTIROSO"

No meio do caminho, no entanto, "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso" teve uma reviravolta. Em 2007, Mariana perdeu dois irmãos no acidente com um Airbus A-320 da TAM. Nesse momento, foi Marcelo quem ajudou Mariana na investigação.

"Resolvi falar sobre isso com ele por dois motivos: eu precisava de ajuda e queria mostrar que ele podia usar a inteligência para algo do bem". A carta que ele manda para a diretora sobre o acidente é mostrada no filme e suas observações se revelam bastante lúcidas e úteis.

Para Mariana, incluir a si mesma, o acidente da TAM e seu desenrolar trouxe ao filme uma nova camada. "Sem essas questões, seria apenas uma sucessão de golpes. Eu amadureci como cineasta e mudei como pessoa ao longo desse projeto. Não mostrar isso seria ingenuidade. No fim, o documentário é sobre duas pessoas: Marcelo e eu. Se não me colocasse ficaria mais parecido com uma reportagem de televisão do que com cinema".

Nesse sentido, a ajuda da montadora Livia Serpa foi fundamental para dar equilíbrio ao filme. 'Ela me ajudou a chegar a essa virada de forma orgânica, e isso amarra o filme. Começo como uma diretora toda empolgada, mas um tanto ingênua, e no final estou mais crítica, especialmente no olhar que lanço sobre Marcelo".