Topo

Festival do Minuto faz 20 anos e lança concurso para melhor trailer

ANTONIO FARINACI

Colaboração para o UOL

13/06/2011 16h53

O Festival do Minuto, que premia vídeos de até 60 segundos de duração, completa 20 anos em 2011 e lança a categoria o “Trailer do Meu Filme”, com inscrições abertas até setembro.

O gênero e o estilo dos trailers são livres. Pode ser paródia de um filme que já existe, pode ser o trailer de um filme fictício, ou ainda um trailer sobre a vida do participante, explica o regulamento, no site do concurso. Importa que ele seja criativo e que tenha no máximo um minuto. Os prêmios somam R$ 10 mil, em quatro categorias.

“Os vídeos do Festival do Minuto são despretenciosos e rápidos”, resume Marcelo Masagão, criador e diretor do evento. “E, hoje em dia, quase não têm custo. O equipamento (celulares e minicâmeras) está no seu bolso. É só fazer e inscrever”.

O Festival do Minuto foi criado em 1991 e é hoje o maior festival de vídeo da América Latina. Em seus 20 anos de existência, já contou com a participação de cineastas hoje conhecidos pela produção de longa-metragens, como Fernando Meirelles (de “Cidade de Deus”), Beto Brant (de “O Invasor”) e Tata Amaral (de “Antônia”).

Desde 2007, a premiação deixou de ser anual. Todo mês, o festival propõe novos temas para o concurso, além de ter prêmios especiais, como é o caso do “Trailer do Meu Filme”.

Masagão explica que a mudança aconteceu para contemplar o grande número de vídeos inscritos. “Como um minuto é um formato muito ágil, rápido de fazer, sem muita delonga, a gente recebia muitas inscrições, e queria aproveitar mais vídeos”, ele conta. “E quando o festival passou a aceitar inscrições pela Internet, pulamos de mil para 5.000 inscrições anuais”.

Para Masagão, a limitação de tempo é a graça do festival, e funciona mais ou menos como no Twitter, em que as idéias têm de ser condensadas em 140 caracteres. “Parece fácil fazer um bom vídeo de um minuto, mas não é”, ele pondera.

Para radicalizar a proposta, o festival tem também uma categoria especial, a do “nano minuto”, para vídeos com até 10 segundos. “Recebíamos alguns vídeos em que uma boa ideia era repetida várias vezes, só para preencher um minuto”, ele justifica, "agora não precisa mais".

As inscrições para o festival estão constantemente abertas na Internet, no site do evento. Os vídeos submetidos podem ser assistidos online, e, uma vez por mês, são anunciados os ganhadores de cada categoria. Além disso, anualmente, o festival promove uma exibição dos melhores do ano (ainda sem data para 2011).