Topo

"Potiche" mostra "mulher comum e especial", conta Catherine Deneuve; filme estreia nesta 6ª

Da Redação*

21/06/2011 12h24

Durante a apresentação em São Paulo de "Potiche - Esposa Troféu", Catherine Deneuve definiu sua personagem como uma mulher "comum", mas nem por isso desprovida de poesia. Como outras "mulheres comuns" que a atriz já fez, ela as considera especiais: "Quando você as olha de perto, são muito particulares e únicas", conta.

No filme, a protagonista Suzane Pujol é casada com um empresário e é considerada como uma "figura decorativa". Durante a narrativa, no entanto, isso irá mudar. O longa do diretor François Ozon estreia no país nesta sexta-feira (24).

Sobre a personagem, Deneuve diz ainda: “Todo mundo na vida já foi um ‘potiche’, uma figura decorativa, tanto os homens quanto as mulheres. A gente se torna apenas um objeto bonito”, disse a atriz, que namorou o ator Marcello Mastroianni e o diretor Roger Vadim, entre outras personalidades do cinema.

Para a atriz, a transformação pela qual sua personagem passa no filme é um reflexo do mundo atual: “Acredito que, hoje em dia, existem muitos homens que ficam ao lado de mulheres fortes e não podem manifestar suas opiniões. As mulheres trabalham muito, estão se destacando. Há uma mulher governando o Brasil e quase tivemos uma presidente na França. Mas ainda existe muita injustiça no mercado de trabalho. Ainda bem que as feministas estão aí para que isso mude”.

O filme já foi exibido no 4º Festival Varilux de Cinema Francês, realizado no início de junho.

*Com informações de ALYSSON OLIVEIRA, do Cineweb