Topo

O escritor Ziraldo é homenageado em mostra de cinema infantil em Florianópolis

Paola Oliveira como a personagem título do filme "Uma Professora Muito Maluquinha" - Divulgação
Paola Oliveira como a personagem título do filme "Uma Professora Muito Maluquinha" Imagem: Divulgação

Da Redação

23/06/2011 07h00

Ziraldo será o homenageado da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que começa nesta quinta-feira (23).

A abertura do festival terá a pré-estreia do documentário "Ele Era um Menino Feliz - O Menino Maluquinho", de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, sobre o personagem criado pelo escritor em 1980. A segunda parte da homenagem acontece no sábado (25), com a pré-estreia nacional de "Uma Professora Muito Maluquinha", de André Pinto e César Rodrigues. O longa se baseia no livro homônimo de Ziraldo e traz Paola Oliveira como protagonista.

Na sexta-feira (24), será realizada uma exibição de teste de "Tainá 3 - A Origem", de Rosane Svartman, com a presença da diretora e do produtor Pedro Rovai. O longa está previsto para estrear ainda em 2011.

Há também sessões destinadas a produções exibidas por outros festivais, como o Festival Internacional de Cinema Infantil e o Anima Mundi.

O restante da programação será tomado pelos curtas-metragens que participam da mostra competitiva. São 77 filmes voltados para a infância, produzidos entre 2010 e 2011 em diversas partes do Brasil. Os curtas concorrem a prêmios oferecidos em parceria com a TV Brasil, no valor de R$ 5 mil.

Durante o evento, tabém será lançado um canal para downloads gratuitos de produções infantis dentro do portal Filmes que Voam.

Paralelamente à mostra, acontece o 7º Encontro do Cinema Infantil, que reúne produtores e a secretária do Audiovisual do MinC, Ana Paula Dourado Santana,  para discutir a produção cinematográfica voltada para crianças no país.