Topo

Além de "Corações Sujos", novo livro de Fernando Morais também deverá virar filme

ALYSSON OLIVEIRA

Do Cineweb, de Paulínia

08/07/2011 16h06

 

O novo livro de Fernando Morais, “Os últimos soldados da Guerra Fria”, que será lançado no mês que vem, já teve os direitos de adaptação para o cinema vendidos. O escritor esteve em Paulínia para a exibição de "Corações Sujos", livro seu adaptado por Vicente Amorim.

“Sempre tive experiências muito felizes com adaptações. Gosto muito dos dois filmes”, disse Moraes, em entrevista ao UOL Cinema, se referindo a “Olga” e “Corações Sujos”, que deve chegar aos cinemas no final de outubro.

Quanto à terceira adaptação de um livro de Morais, “Chatô, O Rei do Brasil”, que Guilherme Fontes está fazendo há alguns anos, Morais se mostra otimista, e acredita que o filme fique pronto um dia. “Falo sempre com ele [Fontes], e até renovamos os diretos duas vezes. Eu acho antiético tirar os direitos dele agora que falta tão pouco para terminar o filme. E eu acredito que ele não se apropriou de dinheiro público para produzir. A melhor prova é que ele está muito mais pobre agora do que quando começou a adaptação há praticamente duas décadas”.

“Chatô”, aliás, foi motivo de duas piadas ontem na abertura do Festival, durante a apresentação dos comediantes Marcius Melhem e Leandro Hassum. “É melhor a gente ser rápido aqui [na cerimônia], se não só vamos conseguir abrir o Festival quando ‘Chatô’ estiver pronto”, disse um deles no palco. Morais conta que se divertiu com a piada.

Atualmente, além de lançar “Os soldados da Guerra Fria”, Morais planeja escrever um argumento para cinema sobre o que ficou conhecido como Operação Peter Pan, quando a CIA e a Igreja Católica tiraram de Cuba 14 mil crianças e as levaram para os Estados Unidos, na década de 1960. “É uma história impressionante, e muitas dessas crianças, hoje adultos da minha idade, nunca voltaram a Cuba, nunca reviram seus pais. Se tornaram americanos de verdade”. Para dirigir o filme, Morais quer o próprio Amorim, seu parceiro em “Corações Sujos”.