Topo

"Ela é uma personagem corajosa, sem qualquer pudor interno", diz Juliana Schalch, protagonista de "Os 3"

Cena de "Os 3" - Reprodução
Cena de "Os 3" Imagem: Reprodução

ALYSSON OLIVEIRA

Em Paulínia

12/07/2011 18h10

A atriz Juliana Schalch nasceu em São Paulo, e estudou na cidade, por isso, nunca precisou morar uma república de estudantes – ao contrário de Camila, a personagem que faz no longa “Os 3”, apresentado em competição no 4º Paulínia de Festival de Cinema. “Eu nunca saí de casa para estudar, mas morei no Rio quando fiz a novela ‘Três irmãs’, e agora vou muito à cidade para gravar ‘Morde e Assopra’”, disse em entrevista ao UOL Cinema. Mas, para ela, essa não é uma realidade completamente estranha. “Fiz faculdade, e convivi e até hoje convivo com estudantes, sei muito bem como é o cotidiano desse ambiente”.

No filme, Juliana faz uma moça que se muda para São Paulo, onde irá cursar faculdade, e passa a morar com dois outros rapazes, interpretados por Gabriel Godoy e Victor Mendes. Eles moram juntos, e acabam se envolvendo emocional e sexualmente. O longa é coescrito e dirigido por Nando Olival, que em 2001 fez “Domésticas – O filme”, em parceria com Fernando Meirelles, que, aliás, esteve presente na sessão oficial do filme. Por conta quase do acaso, o apartamento dos três personagens se torna cenário de uma peça de marketing na internet, na qual eles são acompanhados por câmeras o dia todo e, eventualmente, se tornam febre on line.

Olival contou em Paulínia que custou a escolher os três atores para fazer os protagonistas, porque precisava de um trio com química entre eles. Quando chegou aos nomes, Victor já conhecia seus dois colegas de cena, que não se conheciam entre si. “Isso nos ajudou bastante a criar nossos personagens, porque no começo do filme eles não se conhecem”, explicou Juliana.

Veja trailer de "Os 3"


Quanto à Camila, Juliana a classifica como ‘corajosa e visceral’. “Ela tem muitas ideias, muita iniciativa. É cheia de opiniões, e não tem limite ou pudor de fazer o que bem entender”. E tanto que a personagem acaba se envolvendo com seus dois colegas. A atriz confessa que se sentiu muito segura ao fazer as cenas de intimidade porque o ambiente era de muito profissionalismo. O diretor confesso que se sentiu na obrigação de os preservar da exposição desnecessária.  “Eu era como o pai desses três atores. Eles são jovens, e eu não via necessidade para o filme de explorar a nudez e o sexo”, explicou o diretor.

Mesmo sabendo que a questão da sexualidade dos personagens possa levantar polêmica quando o filme estrear em novembro, Juliana confessa que um dos aspectos que mais a prendem no filme é a vida dos três se tornando um reality show.”A intimidade das pessoas está muito exposta hoje em dia. E ‘Os 3’ vai além discutir isso apenas como uma forma de entretenimento”.