Topo

Veja cinco atrações imperdíveis da mostra do diretor Stephen Frears na Cinemateca

Diretor Stephen Frears posa para foto antes de sessão de "O Retorno de Tamara" - Getty Images
Diretor Stephen Frears posa para foto antes de sessão de "O Retorno de Tamara" Imagem: Getty Images

Da Redação

19/07/2011 07h00

Amanhã (20 de junho) o diretor Stephen Frears comemora 60 anos de idade. Para celebrar a data, a Cinemateca Brasileira sedia uma mostra com 13 de seus principais filmes.

Nascido em Leicester (Reino Unido), Frears inicialmente estudou Direito em Cambridge. Ele desistiu da carreira jurídica para se juntar ao Royal Court Theatre e entrar no mesmo ramo de atuação de seu pai, o diretor de teatro Will Frears.

Stephen começou sua carreira no cinema em 1971, com “Gumshoe”. Com muitas passagens pela televisão durante da década de 1970, sua história no cinema só se solidificou em 1984 com “O Traidor”.

Desde então, ele é um dos profissionais de cinema mais atuantes no Reino Unido e transita livremente entre filmes europeus e experiências em Hollywood.

Para ajudar o leitor na programação do evento, o UOL Cinema separou cinco dicas imperdíveis.

"Ligações Perigosas" (1988)
A história do romance de Choderlos de Laclos ficou famosa junto ao público jovem em 1999 com o filme "Segundas Intenções". Mais de dez anos, Frears realizou uma produção de época indicada a sete Oscars, uma adaptação mais fiel do enredo de sedução e traição. Com Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Keanu Reeves e Uma Thurman.
"Alta Fidelidade" (2000)
A história de coração partido de um dono de loja de música poderia ser apenas mais uma comédia romântica, mas na mão de Frears torna-se um clássico cult. Além do sucesso do livro que originou o roteiro atrair atenção para a produção, as deliciosas listas de "top 5" criadas pelo protagonista logo tornaram-se mania entre fãs de música (e de outras artes também). O elenco traz John Cusack, Jack Black, Catherine Zeta-Jones, Joan Cusack e Tim Robbins.
"Sra. Henderson Apresenta" (2005)
Judi Dench foi indicada ao Oscar por seu trabalho na cinebiografia de Laura Henderson, uma mulher que decide fundar um teatro em plena Segunda Guerra Mundial. A sociedade britânica da época ficou chocada com as dançarinas nuas que faziam parte do espetáculo. O filme mostra que, mesmo em épocas difíceis, é necessário manter a alegria de viver.
Ficha do filme
"A Rainha" (2006)
Aprovada pela personagem real, Helen Mirren conquistou o Oscar por seu trabalho no filme que conta os desdobramentos da morte trágica de Lady Di na família real britânica. Nesse retrato humano de figuras nobres, Michael Sheen interpreta o Primeiro Ministro Tony Blair.
Ficha do filme
"O Retorno de Tamara" (2010)
Essa adaptação de tirinhas de quadrinhos garante um sentimento de vingança a todas as garotas que eram consideradas "patinhos feios" na infância e adolescência. Tamara volta para sua cidade natal depois de se tornar uma mulher bela e moderna. Sua chegada causa inveja, curiosidade e até faz bater mais forte o coração de um namorado do passado. Com Gemma Artenton, Dominic Cooper e Luke Evans.

RETROSPECTIVA STEPHEN FREARS
Quando: de 19 de julho a 4 de agosto
Onde: Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana (São Paulo)
Quanto: Ingressos a R$ 8,00.
As sessões em DVD são gratuitas.
Estudantes de escola pública não pagam entrada.
Mais informações: site oficial