Topo

Veto a "Serbian Film" usa argumentos que não estão visíveis no filme

Pôster internacional do filme "A Serbian Film" - Divulgação
Pôster internacional do filme "A Serbian Film" Imagem: Divulgação

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

01/08/2011 19h58

Depois de mais de uma semana de polêmica, “A Serbian Film” continua impedido de ser exibido no Brasil. Até agora não há notícia de que as autoridades (legislativas ou judiciárias) envolvidas no veto tenham assistido ao filme, apesar de a única cópia em película ainda estar apreendida.

Segundo Cesar Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro, primeira cidade em que o filme foi proibido de ser projetado, não havia necessidade de assisti-lo para que a proibição se efetuasse.

No entando, depois de conferir exatamente do que se trata “A Serbian Film”, os argumentos encontrados nos textos da juíza Katerine Jatahy Nygaard (RJ) e da desembargadora Gilda Maria Dias Carrapatoso (MG) caem por terra.

O longa conta a história de um ex-ator pornô que aceita fazer mais um trabalho para conseguir o dinheiro que irá garantir o futuro de sua esposa e filho. Ele não sabe do que se trata o filme que irá fazer quando assina o contrato. Tarde demais, o protagonista percebe que está em uma produção que testa todos os limites da violência e da sexualidade.

TRAILER DO FILME "SERBIAN FILM - TERROR SEM LIMITES"
Atenção, cenas fortes

Aviso: Para ser o mais eficiente possível, a comparação abaixo adianta alguns elementos importantes do enredo de “A Serbian Film”.

O QUE DIZEM AS AUTORIDADESO QUE MOSTRA O FILME
[O filme é uma] “verdadeira apologia a crimes contra criança e é um incentivo para práticas de pedofilia” (RJ)Os únicos personagens que não se incomodam com práticas sexuais e violentas que envolvem criança são os vilões. Desde o começo do filme o protagonista se mostra totalmente contrário a ideia de ter uma menina de aparentemente 12 anos presente nos momentos em que ele grava cenas de sexo. Em nenhum momento a atriz-mirim é mostrada no mesmo quadro que atores nus, ela é colocada na mesma cena por truques de edição.
“Não se pode admitir que (...) cenas de extrema violência física e moral, inclusive, utilizando recém-natos sejam levadas ao grande público”. (MG)O recém-nascido é claramente um boneco. Mesmo assim, não é mostrado o abuso sexual, é apenas sugerido.
[As cenas] “podem provocar reações adversas, às vezes, em cadeia, em pessoas sem equilíbrio emocional e psíquico adequado para suportar tais evidências de desumanidade”. (MG)É para esse tipo de situação que existe no Brasil a classificação indicativa. Além de informar a idade do público que pode assistir a uma determinada produção, é explicado o tipo de assunto abordado (cenas de sexo, violência e uso de drogas, entre outros).
[O Estatuto da Criança e do Adolescente] "veda expressamente a filmagem, reprodução, divulgação por qualquer meio de cenas de sexo explícito ou pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes". (RJ)Não há sequer cenas de sexo explícito entre adultos em “A Serbian Film”. Todas as cenas de sexo que, na história, envolvem personagens menores de idade foram feitas com o uso de robôs ou próteses. As crianças só são vistas nas cenas por truques de edição.
"Não se pode admitir que (...) um pretenso manifesto político exponha de tal forma a degradação do ser humano." (RJ)A juíza só poderia fazer qualquer juízo de valor do filme depois de assisti-lo. Não se pode dizer se o manifesto é válido ou não em uma obra cujo conteúdo se desconhece.