Topo

Ídolo de Tarantino, cineasta japonês Takashi Miike ganha retrospectiva em SP

Da Redação

17/08/2011 07h00Atualizada em 19/08/2011 18h25

Influência de Quentin Tarantino e notório por filmes policiais e de terror, o cineasta japonês Takashi Miike ganha mostra retrospectiva dos vinte anos de seu trabalho a partir desta quarta-feira (17) no CCBB de São Paulo.

A mostra exibe não só filmes que tornaram Miike, diretor prolífico, conhecido -- como "Audition" e "Ichi the Killer" --, mas também produções de aventura, drama e road-movie, muitas inéditas no Brasil.

No total, vinte filmes serão exibidos, entre eles "Sukiyaki Western Django", que conta com o próprio Tarantino no elenco.

O drama “Ichimei”, que esteve na mostra competitiva do Festival de Cannes deste ano, terá sessão especial em 3D no shopping Santa Cruz, dia 27 de agosto (sábado) às 20h. Após a exibição, Takashi Miike conversa com o público do cinema via Skype.

Os longas serão exibidos em cópias em película 35mm, fato raro em mostras de diretores estrangeiros no Brasil. Veja abaixo a programação.


::PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA 20 ANOS DE TAKASHI MIIKE

Dia 17 – Quarta-feira
15h – "The Happiness of the Katakuris" (2011) - A família Katakuri acaba de abrir uma pousada nas montanhas. Infelizmente, o seu primeiro hóspede comete suicídio e, para evitar problemas, eles decidem enterrá-lo no quintal. As coisas se complicam quando o segundo hóspede também morre e a cova no quintal começa a ficar cada vez mais cheia.

17h30 - "Nostalgia" (1998) - Uma história nostálgica sobre crescer em Osaka durante os anos 60. Filme de conteúdo quase autobiográfico, no qual as semelhanças com a infância de Miike são inegáveis. A obra é tão pessoal que o pai do cineasta faz uma breve atuação.

19h30 – "Audition" (1999) - Após a morte da esposa, o executivo Aoyama é convidado pelo amigo cineasta Yoshikawa a participar de teste para a escolha de uma atriz. Seu amigo tem o plano perfeito contra a solidão de Aoyama: buscar nesta audição falsa a nova esposa perfeita para ele. O executivo se interessa por Asami, à primeira vista, uma bela mulher delicada e tímida, mas com algo misterioso em seu passado.
 
Dia 18 – Quinta-feira
15h – "Izo" (2004) - Após matar dezenas dos homens do Shogun, Izo é capturado e crucificado. Ao invés de extinguir-se, é guiado pelo ódio até a Tóquio dos dias de hoje, onde se une aos desabrigados da cidade. Lá, Izo transforma-se em uma nova e melhorada máquina de matar, com toda a sua alma possuída pelo ódio devido ao seu tratamento durante a vida anterior.

17h30 – "Fudô: The New Generation" (1996) - Ambientada na ilha de Kyushu, o longa conta a história do bem sucedido estudante de ensino médio Riki Fudoh, que leva uma vida dupla no crime organizado. Com sua gangue de assassinos menores de idade, ele controla uma escola e pretende dominar toda a ilha.

19h30 – "Bird People in China" (1998) - Dois homens muito diferentes partem em jornada espiritual pelo coração da China. Exibido no Vancouver International Film Festival, London Film Festival e San Francisco International Film Festival.
 
Dia 19 – Sexta-feira
15h – "City of Lost Souls" (2000) - Quando o brasileiro Mário tenta obter os documentos necessários para trazer sua namorada chinesa Kei para o Brasil, acaba envolvendo-se com tráfico de drogas, roubos, assassinatos e brigas de galo. Isso o leva a uma complexa série de dificuldades com traficantes chineses e japoneses, com a comunidade brasileira no Japão, com assassinos de aluguel, com um contrabandista russo e com a ex-namorada prostituta, mãe de uma menina cega.

17h30 – "Imprint" (2006) - Christopher é um jovem jornalista americano que vai ao Japão procurar a prostituta por quem se apaixonou e abandonou anos antes. Mas, ao ir para uma ilha isolada, percebe que o local é dominado por demônios humanos e prostitutas e que uma cortesã deformada aguarda a sua chegada. O filme foi feito para o projeto da televisão americana “Masters of Horror”, que reuniu grandes diretores do gênero.

19h30 – "Ichi The Killer" (2001) - No Japão, um chefe da máfia Yakuza desaparece com três milhões de yens. Os membros de sua gangue, liderados pelo masoquista Kakihara, iniciam uma busca, mas a agressividade dos métodos perturba os membros de outra gangue. Para complicar ainda mais, Kakihara contrata Ichi, um assassino psicopata, de infância obscura e secreta, controlado por um policial aposentado.
 
Dia 20 – Sábado
13h - "Nostalgia" (sinopse acima)

15h – "The Happiness of the Katakuris" (sinopse acima)

17h30 – "Audition" (sinopse acima)

20h – "Big Bang Love" (2006) - Um menino confessa o assassinato de outro em centro de detenção juvenil para garotos. Mais um exercício de estilo do que de narrativa, a história segue com dois detetives tentando desvendar o caso.
 

Dia 21 – Domingo
13h - "Fudô: The New Generation" (sinopse acima)
15h – "Bird People in China" (sinopse acima)
17h30 – "City of Lost Souls" (sinopse acima)
19h30 – "Imprint" (sinopse acima)
 
Dia 24 – Quarta-feira
15h - "Great Yokai War" (2005) - A história de um garoto que se muda para uma cidade pequena após o divórcio dos pais. Em festival local, ele se torna um improvável herói ao ser escolhido como o "Kirin Rider," o protetor de todas as coisas boas. Ele deverá então guiar os antigos espíritos Yokai do Japão na sua apocalíptica guerra contra estranhos monstros.

17h30 – "Shinjuku Triad Society" (1995) - Primeira parte da Trilogia Kuroshakai. O policial Kiriya persegue o sádico chefe da máfia Wang. No entanto, a sua lealdade é testada quando seu ingênuo irmão começa a trabalhar para Wang.

19h30 - "Ichi The Killer" (sinopse acima)
 
Dia 25 – Quinta-feira
14h30 - "Agitator" (2001) - A violência entre duas famílias Yakuza tem início quando um jovem Yakuza perturba os clientes de um clube noturno da gangue rival. Quando o chefe da máfia é assassinado, Kenzaki promete vingar a sua morte. Takashi Miike aparece atuando brevemente no início do filme.

17h30 - "Rainy Dog" (1997) - A violência entre duas famílias Yakuza tem início quando um jovem Yakuza perturba os clientes de um clube noturno da gangue rival. Quando o chefe da máfia é assassinado, Kenzaki promete vingar a sua morte. Takashi Miike aparece atuando brevemente no início do filme.

19h30 - "Dead or Alive" (1999) - Yakuza descendente de chineses e um policial japonês traçam seus caminhos no combate à máfia japonesa. Mas eles estão destinados a se encontrar e esse encontro mudará o mundo.

Dia 26 – Sexta-feira
15h - "Shangri-la" (2002) - Um tipógrafo à beira da falência encontra a salvação e conselhos pouco ortodoxos em um local inesperado em Shangri-la. Uma visão cômica da crise financeira no Japão. Baseado em romance de grande sucesso no Japão escrito por Yuji Aoki.

17h30 - "Ley Lines" (1999) - Na última parte da Trilogia Kuroshakai, três amigos saem do interior do Japão em direção à Tóquio, onde se envolvem com uma prostituta. Quando todos decidem fugir juntos para o Brasil, roubam roubando um chefe da Máfia e as coisas começam a se complicar.

19h30 - "Sukiyaki Western Django" (2007) - As gangues Genji e Heike duelam na cidade de ‘Yuta’, em ‘Nevata’, quando um pistoleiro letal chega ao local para ajudar uma prostituta a se vingar das duas gangues.
 
Dia 27 – Sábado
12h30 – "Izo"
15h - "13 assassins" - Grupo de assassinos une-se em missão suicida para matar um lorde cruel.
17h30 - "Sukiyaki Western Django"
20h – "Ichimei" (2011), em 3D (Sessão no Cinemark do shopping Santa Cruz - Após a exibição será realizado debate com Takashi Miike, ao vivo, via Skype) - Uma história de vingança, honra e desgraça, centrada em um samurai empobrecido que descobre o destino de seu cunhado ronin, dando início a um tenso conflito de vingança contra um senhor feudal.  Refilmagem do filme “Harakiri” (1962), de Masaki Kobayashi.
 
Dia 28 – Domingo
17h - "13 Assassins" (sinopse acima)
19h30 - "Big Bang Love" (sinopse acima)


MOSTRA 20 ANOS DE TAKASHI MIIKE
Quando:
De 17 a 28/8
Onde: Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo (r. Álvares Penteado, 112 - Centro)
Quanto: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia entrada)
*O valor do ingresso para a sessão do dia 27, no cinema do shopping Metrô Santa Cruz, será o mesmo cobrado normalmente na bilheteria da Cinemark.