Topo

Documentários e mundo animal agitam o circuito de cinema

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

27/08/2011 07h00

Quem quiser ir ao cinema nesse final de semana mas prefere evitar os grandes lançamentos de “Planeta dos Macacos: A Origem” e “Amor a Toda Prova” não terá do que reclamar.

Entre documentários e filmes com personagens animais, há opções alternativas enrtre as estréias da semana.

“O Rei Leão 3D”
Lançado originalmente há 17 anos, muitos fãs da aventura de Simba só conheceram a animação na tela pequena. Muitos desses espectadores que perderam a chance em 1994 podem ver todos os carismáticos personagens dessa produção dos estúdios Disney na tela grande. A projeção 3D é apenas um brinde.

Ficha

Fotos

Crítica

Trailer

“Reino dos Felinos”
Se a opção for por leões de verdade, esse docudrama é a opção. As imagens são reais, mas os dramas dos animais são liberdades criativas dos realizadores. Além dos leões, uma família de guepardos tem sua história narrada nessa produção.

Ficha

Fotos

Crítica

Trailer

“Hubble 3D”
Agora que os lançamentos gigantescos já passaram, as salas Imax têm espaço para oferecer uma produção própria para o público. Esse documentário traz imagens do espaço em filmagens realizadas enquanto sete cientistas faziam reparos no telescópio espacial. São menos de 45 minutos, mas a projeção gigante enche os olhos.

Ficha

Fotos

Crítica

Trailer

“Diário de uma Busca”
Esse documentário tem semelhanças com outras recentes produções nacionais do gênero. Como em “Person” e “Dzi Croquettes”, a diretora é uma personagem do filme que busca compreender melhor seu próprio pai. Como “Cidadão Boilesen”, o documentário mostra como ainda há muitos assuntos nebulosos quando o tema é ditadura militar.

Ficha

Fotos

Crítica

Trailer

Se nenhuma das opções acima agradar, há o drama francês "Esses Amores".