Filmes e séries

Último concorrente em Veneza, "Texas Killing Fields", de Ami Mann, tem acolhida morna

Reuters
Ami Canaan Mann, de "Texas Killing Fields", e o produtor Michael Mann no Festival de Veneza (09/09/2011) Imagem: Reuters

NEUSA BARBOSA

Do Cineweb, de Veneza

09/09/2011 10h01

Foi morna a recepção ao último concorrente ao Leão de Ouro, o policial norte-americano "Texas Killing Fields", de Ami Canaan Mann, filha do multipremiado Michael Mann ("O Informante", "Inimigos Públicos"). Palmas discretas acolheram o filme na sessão para imprensa e indústria desta manhã, cujos assentos vazios, na imensa sala Darsena, já mostraram o início da debandada do Lido. A 68ª edição, cuja premiação será anunciada na noite desta sábado, a partir das 19h (horário local), está chegando ao fim.

Trailer de "Texas Killing Fields"

Na coletiva do filme, no início da tarde, Michael Mann fez o papel protetor que se espera de um produtor que, ainda por cima, é pai da diretora --que assina aqui seu segundo filme (o primeiro foi "Morning", de 2001, fora trabalhos para a televisão). Mann elogiou a filha por ter "imprimido a sua visão" a esta história sombria, ambientada no Texas e baseada em fatos reais, em torno de uma série de assassinatos de adolescentes.

Esta visão, de acordo com o produtor, foi colocada, por exemplo, na ênfase à personagem da menina Anne (a novata Chloe Grace Moretz, com 12 anos nas filmagens). "Ela não era realmente uma personagem tão presente quanto se tornou no filme. Isto foi mérito de Ami, que impôs seu ponto de vista à história", afirmou.

Condição feminina

A procura de um enfoque realista, visível desde as locações, também decorreu da contratação do roteirista Don Ferrarone, que já trabalhara com Mann pai (no filme "Miami Vice") e foi policial no passado. Foi Ferrarone, aliás, quem primeiro topou com a história, ocorrida nos arredores de Texas City. "Nunca tinha ouvido falar de nada parecido. Há uns 10 anos esse caso me assombra", contou o roteirista.

Um dos detalhes colhidos da vida real e usados no filme é um mapa em que os dois detetives (Jeffrey Dean Morgan e Sam Worthington) colam os retratos das vítimas, definindo o território em que os crimes acontecem, um lugar pantanoso e ermo, onde no passado viveu uma tribo tida como canibal. No material de pesquisa do filme, Ami Mann reconheceu entre as vítimas uma garota que estudara com ela no curso secundário.

A diretora contou que uma de suas principais preocupações foi "trazer o foco da história para a família" --que, como em outros filmes vistos em Veneza este ano, é claramente disfuncional, como o clã a que pertence a menina Anne.

Sendo assim, ao retratar a mãe negligente de Anne (interpretada por Sheryl Lee, atriz da série e do longa "Twin Peaks", de David Lynch), Ami Mann disse que "achou importante mostrar que ela ama a filha e tenta protegê-la, a seu modo. Mas não se pode fugir ao fato de que essa mãe, que foi uma beleza um dia, tomou uma série de decisões erradas".

Uma ausência sentida na coletiva foi da atriz Jessica Chastain, de "A Árvore da Vida", que ultimamente é uma das mais requisitadas do cinema norte-americano. Ela foi vista em Veneza também no elenco de "Wilde Salome", dirigido e interpretado por Al Pacino e exibido fora de competição.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
Cinema
AFP
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
EFE
BBC
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
UOL Jogos
AFP
AFP
AFP
DW
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
Cinema
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
Topo