Topo

Atores que superaram seus personagens, Harrison Ford e Daniel Craig contracenam em "Cowboys & Aliens"

Cena do filme "Cowboys & Aliens" - Divulgação
Cena do filme "Cowboys & Aliens" Imagem: Divulgação

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

10/09/2011 07h00

O filme “Cowboys & Aliens”, como o próprio título anuncia, traz a junção de dois gêneros cinematográficos: o faroeste e a ficção científica. Outra união interessante que se vê na tela do filme que entrou em cartaz nas salas brasileiras nessa semana é a dos atores Harrison Ford e Daniel Craig. No passado, ambos poderiam ter suas carreiras comprometidas por terem assumidos personagens marcantes.

  • Divulgação

    Harrison Ford interpreta Han Solo, personagem da franquia "Star Wars"

Em 1977, o carpinteiro (e ator nas horas vagas) Harrison Ford recebeu de George Lucas um presente que atende pelo nome de Han Solo, o marrento piloto da nave Millenium Falcon na saga “Star Wars”. O personagem não era o protagonista, mas roubou a cena na trilogia clássica.

De forma semelhante, Daniel Craig não era um nome muito conhecido antes de interpretar James Bond em “007 – Cassino Royale” (2006). Tanto Craig quanto Ford conseguiram ser maiores do que os personagens que o levaram à fama e não entraram na lista que inclui Mark Hamill (o eterno Luke Skywalker) e Ralph Macchio (Daniel-san).

A tática adotada por ambos foi combater fogo com fogo. Logo depois de chegarem ao estrelado, os dois engatilharam personagens marcantes em outras franquias.

No caso de Harrison Ford, a salvação veio de chapéu e chicote. Para desgosto de George Lucas, que preferia um ator desconhecido para o papel, Harrison interpretou o heroico arqueólogo na série de filme “Indiana Jones”.

  • Divulgação

    Cartaz do filme "O Homem que não Amavam as Mulheres"

Daniel Craig trilhou uma estrada um pouco acidentada, ao apostar em “A Bússola de Ouro”. O que era para ser uma trilogia foi muito mal recebida pelas plateias e os planos das sequências foi abortado.

Depois de alguns filmes independentes ou de médio porte, Craig atualmente está no elenco de três grandes projetos. Além de “Cowboys & Aliens”, que pode render uma sequência, o ator britânico está em “O Homem que não Amavam as Mulheres” e “As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne”. Os dois estão programados para se desenvolverem na forma de trilogias.

O que resta saber é se o ator, comprometido com tantos projetos grandiosos, terá tempo para investir em produções independentes.