Topo

Depois de quase um ano, filmes premiados no Festival do Rio entram no circuito comercial

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

10/09/2011 00h15

Os filmes “Além da Estrada” e “Riscado” entram em cartaz nesse final de semana. As duas produções foram premiadas no Festival do Rio 2010, mas demoraram quase um ano para finalmente poderem ser vistas no circuito comercial. Desde a mostra carioca até a estreia oficial, os dois títulos colecionaram outras premiações a seus currículos.

TRAILER DO FILME "ALÉM DA ESTRADA"

No Rio de Janeiro, o estreante diretor de longas-metragens Charly Braun recebeu o prêmio de melhor direção por “Além da Estrada”, uma coprodução entre Brasil e Uruguai. O road movie cativa por sua ternura ao contar a história de Santiago, um jovem argentino que viaja até o Uruguai para resolver algumas pendências sobre a herança de seus pais.

Na verdade, os problemas burocráticos do protagonista não passam de um pretexto para que se construa um filme que defende a ideia de que a viagem é muito mais interessante do que o destino final. Com uma trilha de muito bom gosto, que se casa com perfeição à tônica do filme, “Além da Estrada” é uma opção para viajar sem sair da sala de cinema.

A produção teve passagens premiadas pelos festivais de São Petersburgo (Rússia) e no Festival Internacional Lume de Cinema, que aconteceu em São Luís (MA).

A arte imita a vida

No começo de outubro de 2010, a atriz Karina Telles subiu ao palco da Premiére Brasil para receber o troféu de melhor atriz do Festival do Rio. A emoção foi especial porque, além de protagonizar o filme, Karina divide o roteiro de “Riscado” com seu marido Gustavo Pizzi (diretor do filme). A história é baseada em experiências próprias da atriz.

“Riscado” conta a história de Bianca, uma mulher batalhadora que aceita os mais estranhos trabalhos para conseguir sobreviver no Rio de Janeiro como atriz.

Ela imita celebridades, entrega panfletos fantasiada, entra em escritórios para desejar feliz aniversário, tudo o que for possível para pagar as contas no final no mês.

Sua sorte parece mudar quando ela conhece um cineasta estrangeiro que se encanta com sua jornada. Ele chama Bianca para ajuda-lo a transformar a vida dela em roteiro de cinema.

É impossível não simpatizar por uma protagonista forte, que se esforça para defender sua arte sem se esquecer dos compromissos do dia a dia.

De maneira semelhante com o que aconteceu com “Além da Estrada”, nesse ano que separou a premiação no Rio de Janeiro até a estreia comercial, “Riscado” recebeu outros prêmios. No Festival de Gramado 2011 o filme foi o maior vencedor. Karina foi novamente laureada por sua interpretação, Gustavo Pizzi foi premiado pela direção e o casal recebeu o troféu pelo roteiro do filme.