Topo

35ª Mostra de SP terá retrospectiva de Elia Kazan e documentário 3D de Werner Herzog

Werner Herzog é fotografado durante as gravações de "Cave of Forgotten Dreams" - Divulgação
Werner Herzog é fotografado durante as gravações de "Cave of Forgotten Dreams" Imagem: Divulgação

Da Redação

16/09/2011 12h10

A 35ª Mostra de cinema de São Paulo, que ocorre entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, anunciou alguns dos filmes que serão exibidos neste ano. Dentre eles, estão o documentário 3D "Cave of Forgotten Dreams", de Werner Herzog; "Once Upon a Time in Anatolia", de Nuri Bilge Ceylan, vencedor do grande prêmio do júri do Festival de Cannes 2011; e uma retrospectiva do cineasta Elia Kazan, diretor de filmes como "Uma Rua Chamada Pecado" e "Sindicato de Ladrões".

Trailer de "Dave of Forgotten Dreams"

Cerca de 300 títulos de mais de 20 países irão passar em cinemas, museus e centros culturais da capital. Dois cineastas russos também terão retrospectiva na mostra: Sergei Paradjanov, um dos grandes nomes do cinema soviético surgido após Sergei Eisenstein, e Aleksei German, que teve suas narrativas históricas e antibélicas proibidas no regime stalinista.

Outros longas confirmados são "L'Illusion Comique", do ator e diretor Mathieu Almaric; "Low Life", de Nicholas klotz e Elisabeth Perceval; "Late Bloomers", de Julie Gavras; "The Future", de Miranda July; "How to Start Your Own Country", de Jody Shapiro; "O Amador", de Fernando León de Aranoa; "The Snows of Kilimanjaro", de Robert Guédiguian; e "Les Contes de La Nuit", de Michel Ocelot.

Clássicos restaurados

Além de filmes inéditos, serão exibidas cópias restauradas de clássicos como "Taxi Driver", de Martin Scorsese; "1900", de Bernardo Bertolucci; "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick; além de "La Dolce Vita", de Federico Fellini e "O Leopardo", de Lucchino Visconti, em homenagem ao compositor Nino Rota, autor das trilhas sonoras destes.

  • Divulgação

    Cenas de "Laranja Mecânica", "A Doce Vida" e "Taxi Driver"

A mostra também terá exposição sobre Sergei Paradjanov no Masp (Museu de Arte de São Paulo), com abertura no dia 19 de outubro. Os pacotes de ingressos começam a ser vendidos no dia 15 de outubro na central da mostra, no Conjunto Nacional, ou pela internet.