Topo

"Não estou me colocando no lugar de ninguém", diz o novo Conan sobre Schwarzenegger

O ator havaiano Jason Momoa faz o papel de Conan, na refilmagem de "Conan, o Bárbaro" - Divulgação
O ator havaiano Jason Momoa faz o papel de Conan, na refilmagem de "Conan, o Bárbaro" Imagem: Divulgação

ALESSANDRO GIANNINI

Editor de UOL Entretenimento

16/09/2011 07h00

Dois mil e onze foi o ano de Jason Momoa. Em "Game of Thrones", série da HBO inspirada nos livros de George R. R. Martin, o ator e modelo havaiano ganhou a simpatia e admiração do público no papel do líder dothrak Khal Drogo. Ao mesmo tempo, chamou a atenção por ter sido escolhido o intérprete do guerreiro cimério Conan na refilmagem de "Conan, o Bárbaro" (1982), clássico do cinema de aventura estrelado por Arnold Schwarzenegger. A nova versão, com Momoa empunhando a espada, entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta sexta (16).

Momoa, que conversou com o UOL Cinema por telefone, de Los Angeles, está feliz com a nova fase de sua carreira. Mas não gosta de ser comparado a Arnold Schwarzenegger e nem de falar sobre esse assunto, principalmente quando as comparações se estendem à trajetória do ator austríaco e ex-mister Universo. "Não acho que esteja me colocando no lugar de ninguém", respondeu ao ser questionado sobre como se sentia ao retomar o papel que impulsionou a carreira de Schwarzenegger. "Conan é uma criação de [o escritor] Robert E. Howard e foram os desenhos de Frank Frazetta inspirados nos contos dele que me serviram de base para compor o personagem."

O humor desse gigante de 1m93 fica ainda pior quando o assunto é política. Momoa, que foi apontado por boa parte da mídia americana de entretenimento como o "novo Schwarzenegger", se estressa quando o repórter pergunta se ele pretende seguir carreira na política ou se candidatar a um cargo público, como fez o seu predecessor no papel de Conan. "Não entendo o por que dessas perguntas", disse ele, visivelmente alterado com a provocação. "Não é novo esse tipo de insinuação e nem tem mais muita graça."

Momoa teve a sorte de passar pelo crivo de uma mesma diretora de casting que serviu à serie e ao filme. Além disso, se empenhou fisicamente para conseguir interpretar os dois guerreiros - o da TV e o do cinema. Entre os treinamentos preferidos do ator estavam as lutas com espadas, uma habilidade que certamente teve a chance de apromorar nos últimos tempos. "E o levantamento de peso para definir o corpo", completou.

TRAILER DO FILME ''CONAN, O BÁRBARO''

Sobre a nova temporada de "Game of Thrones", Momoa foi lacônico. Devido ao seu destino no fim da primeira temporada, ele não pode revelar o que irá acontecer. "Quem sabe?", disse. "Tudo pode acontecer, até Khal Drogo ter um irmão gêmeo. Mas, falando sério, mesmo que soubesse não poderia dizer em uma entrevista."

Fã de Clint Eastwood, que diz ser um modelo, Momoa tem ambições sérias no mundo do cinema. Quer transformar sua empresa em uma produtora de filmes de baixo orçamento, como fizeram no início da carreira Sean Penn e Mel Gibson. "O que mais me interessa não é ser diretor", disse ele. "É fazer filmes que contem boas histórias, sem necessariamente ser de grande alcance."

  • UOL