Topo

"Tropa de Elite 2" é o candidato brasileiro ao Oscar 2012

PAULA COSTA

Colaboração para o UOL, no Rio

20/09/2011 11h11

O longa-metragem "Tropa de Elite 2"  é o filme nacional indicado a concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2012. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (20) pela Comissão Especial de Seleção da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio. Nesta pré-seleção, quinze filmes brasileiros estavam inscritos, entre eles "Assalto ao Banco Central", "Bruna Surfistinha", "Malu de Bicicleta" e "VIPS".

"Foi analisada a qualidade de todos os filmes. Mas “Tropa de Elite 2” teve mais vantagens técnicas”, justificou Ana Paula Dourado Santana, presidente da Associação Brasileira de Cinematografia. “A importância dessa indicação é para lançar o filme como produto de expressão cultural. ‘O Tropa de Elite 1’ é excepcional. Mas ele não funcionou lá fora. Vamos ver como a sequência será recebida”, comentou Ana Paula.

Para Nelson Hoineff, representante da Academia Brasileira de Cinema, o fato do filme abordar a corrupção teve peso significativo na escolha. “Esses 11 milhões de brasileiros (bilheteria de "Tropa") estão fartos de corrupção. Acho que por isso aconteceu essa sinergia do público. O brasileiro não aguenta mais, e o público se expressou por meio do ‘Tropa’”, argumentou.

Entre os internautas do UOL, "Tropa de Elite 2" também era o favorito para ser o representante brasileiro ao Oscar. Dentre os mais de 25 mil votos obtidos na enquete de UOL Cinema, 62% deles foram para o longa dirigido por José Padilha.

Assista ao trailer de "Tropa de Elite 2"

Os brasileiros no Oscar

O Oscar 2012 será a 84ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences. A lista dos indicados só será conhecida em janeiro de 2012. A cerimônia de entrega dos prêmios, que terá como apresentador o ator Eddie Murphy, acontecerá em 26 de fevereiro.

Em 2010, "Lula, o Filho do Brasil" foi o escolhido para representar o país na vaga a melhor filme estrangeiro, mas não chegou a concorrer ao Oscar 2011. Nos anos anteriores, os escolhidos pelo Brasil para disputar uma indicação foram "Salve Geral" (2010), "Última Parada 174" (2009), "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (2008), "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2007) e "2 Filhos de Francisco" (2006).

Quatro filmes nacionais já foram indicados à categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar, mas nenhum levou a estatueta: “O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho”, “O Que é isso, Companheiro?” e “Central do Brasil”. “Cidade de Deus” concorreu em outras quatro categorias: diretor (Fernando Meirelles), roteiro adaptado, edição e fotografia. “Uma História de Futebol”, de Paulo Machline, foi indicado como melhor curta-metragem. Em 2011, a coprodução brasileira "Lixo Extraordinário" disputou a categoria de melhor documentário em 2011, vencida por “Trabalho interno” (Inside Job), de Charles Ferguson.

Os concorrentes de “Tropa”

Outros países já indicaram seus representantes ao Oscar 2012. O francês “La Guerre Est Declaree”, de Valerie Donzelli, o finlandês "Le Havre", de Aki Kaurismäki, o húngaro "Cavalo de Turim", de Béla Tarr, o português "José e Pilar", que é sobre o escritor José Saramago, de Miguel Goncalves Mendes, e o documentário alemão "Pina", de Wim Wenders, estão disputando uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro, junto com "Tropa de Elite 2".