Topo

Golpe da barriga, queijo minas e desemprego são temas de estreias nacionais no cinema

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL

01/10/2011 06h00

O circuito de cinema tem várias opções de filmes nacionais para todos os gostos. Apenas nessa semana três títulos bem diferentes entram em cartaz.

Família Vende Tudo” conta a história da família de Lindinha. Afundados em dívidas, o clã só vê a situação piorar quando as mercadorias que compraram no Paraguai são apreendidas pela polícia.

Para garantir o futuro financeiro, eles traçam um plano questionável: perseguir um famoso cantor popular para que ele tenha a chance de engravidar Lindinha e arcar com a pensão alimentícia.

Com essa história amoral que pode ofender alguns espectadores, o longa de Alain Fresnot (“Ed Mort”) faz piada com os preconceitos da classe média brasileira. No elenco, Caco Ciocler interpreta o cantor mulherengo e Luana Piovani é sua esposa.

Patrimônio proibido

O famoso queijo minas, quando feito de maneira artesanal com leite cru, só pode ser comercializado dentro do estado. Leis de 1950 impedem a comercialização do produto no restante do Brasil. Essa polêmica é o tema central do documentário “O Mineiro e o Queijo”.

A tradição secular da fabricação do queijo e suas particularidades de região para região são explicadas no decorrer do filme, o que pode abrir o apetite do público.

Pensar cinema

O filme “Trabalhar Cansa” foi apresentado no último Festival de Cannes dentro da mostra Um Certo Olhar. O filme conta a história de uma dona de casa que decide investir em um mini-mercado, apesar de seu marido acabar de perder o emprego.

O imóvel em que está o estabelecimento é escuro e guarda alguns mistérios, como uma parede que tem uma estranha infiltração.

O filme joga com o sobrenatural e o drama social sem qualquer cerimônia para ir de um tema para o outro. Cenas em que o marido desempregado amargura sua situação são facilmente seguidas de sequências em que as excentricidades do mini-mercado criam momentos macabros.

"Trabalhar Cansa" pode dividir opiniões, mas o filme deixa claro que todos os detalhes foram muito bem pensados. Uma proposta cinematográfica que traz frescor para o cinema nacional.