Topo

"Era um homem apaixonante e apaixonado", diz Walter Salles sobre Leon Cakoff, veja repercussão

Da Redação

14/10/2011 14h27

O crítico de cinema e criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff, morreu nesta sexta-feira (14), aos 63 anos. Ele vinha lutando contra o câncer desde 2002.

Veja declarações de cineastas, amigos e personalidades da cultura sobre a morte do crítico:



"O cinema está de luto. Leon era um homem apaixonante e apaixonado, que criou a Mostra para dividir essa paixão com o público. Junto com Renata de Almeida, fez dela o evento cinematográfico mais importante da América Latina. Era um homem de convicções, corajoso e essencialmente generoso. O legado que ele nos deixa é imenso. Não acho as palavras para falar da falta que ele vai fazer"
Walter Salles, cineasta

"Tive a sorte de conhecer o Leon quando eu estava começando no cinema, nos festivais em que o 'Cidade Baixa' foi exibido. Ele é um mestre do cinema. Além de ter visto muitos filmes, é uma pessoa muito cativante. Sinto-me muito honrada de ter sentado com ele e tomado um vinho no Festival de Veneza. Espero que ele sirva de inspiração para muita gente"
Alice Braga, atriz

"A vida inteira frequentei a Mostra. O Leon é responsável pela minha formação cinematográfica. Eu ficava ansiosa para chegar outubro. Lembro que a primeira vez que fui, era pequena, nem tinha idade para ver os filmes. Cheguei a falsificar carteira de identidade para ver 'Vidas sem Rumo', do Coppola. Acho que não tem mostra desde 1983 que eu não tenha visto. Quando não tinha dinheiro para comprar a entrada permanente, cheguei a me esconder embaixo da cadeira só para ver mais filmes. Daí fui trabalhar na MTV e todo ano entrevistava ele e a Renata. Você cria uma ligação com a pessoa. Ele vai fazer muita falta"
Marina Person, cineasta e apresentadora

"O Leon é uma pessoa cuja vida impactou uma cidade inteira. São poucos que podem fazer isso. A paixão dele modificou a vida dos paulistanos e de todo mundo que chegou perto dele. Tive o privilégio de conviver com ele nos últimos dez anos, então é uma perda imensa, já que acompanho a Mostra apenas há 25 anos"
Daniela Thomas, cineasta e cenógrafa

"Perdemos nosso cinéfilo número um. No sentido de ser alguém que está de olhos abertos para experimentar os filmes. Essa era a grande virtude dele. Começamos na disavença, mas acabos amigos. O Walter Salles que nos aproximou. Perdi um amigo e acidade perde uma pessoa que aprontava, do seu jeito, da sua maneira"
Adhemar Oliveira, sócio de Cakoff na distribuidora Mais Filme e no cinema Frei Caneca Unibanco Arteplex

"O Leon para mim foi um mestre. Foi também quem me ensinou a ver cinema, a assimilar os filmes. Uma vez ele me disse que todo filme tem alguma coisa boa, alguma coisa que vale a pena ser lembrada. Nunca conheci ninguém que tivesse uma visão mais generosa do cinema que o Leon. Ele talvez tenha sido o maior crítico do Brasil. E a Mostra Internacional de cinema de São Paulo é talvez o festival mais importante da América Latina. É uma grande perda"
Bruno Barreto, cineasta

"É uma perda sem tamanho. O Cakoff é uma das pessoas mais apaixonadas pelo cinema e mais apaixonantes. Para mim, era uma espécie de guia para descobrir o que é bom em cinema. É meu guru mesmo. Hoje é um dia terrível porque além do Cakoff também morreu o Alberto Salvá [cineasta]. E os dois muito jovens. É um dia triste"
José Wilker, ator

"A Mostra é o lugar onde eu aprendi a curtir cinema. Eu brincava com o Leon que eu era o recordista da Mostra. Assistia uns três, quatro filmes por dia. A Mostra tem um papel muito importante na minha vida como cineasta. Todos os meus filmes foram lançados nela e viajei com o Leon para festivais. Meu primeiro documentário, 'Onde a Terra Acaba', ganhou o prêmio da Mostra. Eu estava na Bahia e quase não consegui vir receber o prêmio. É uma tristeza e uma perda irreparável"
Sérgio Machado, cineasta

“Leon Cakoff nos ensinou como uma ideia simples pode marcar uma cidade e muitas gerações. Viva a Mostra de Cinema de SP. Obrigado, Leon”
Marcelo Tas, apresentador (via Twitter)
 
"Morreu meu querido amigo Leon Cakoff , criador da Mostra Intern. de Cinema. Paz para ele e meu carinho para a família. Saudades"
Serginho Groisman, apresentador (via Twitter)

"Valeu LEON, por tudo que você fez pelo cinema e por São Paulo. Descanse agora, querido. Vamos manter a MOSTRA como você a criou, sem mudar nada"
Marcelo Rubens Paiva, escritor (via Twitter)

"Leon Cakoff é um antigo amigo que me dava dicas de filmes. Todas certeiras e ótimas. Um ser de uma profundidade incrível em tudo o que fazia. Lembro de nosso último encontro em Maresias (SP), no ano passado. Comecei a desenhar um personagem na areia da praia e ele me entusiasmou a desenhar uma história em quadrinhos para as crianças que rodeavam para ver. Quando saí, as crianças pegaram gravetos e palitos de sorvete para continuarem a historinha. Um exemplo de como ele sempre encontrava um viés para agradar ao público. Neste ano, fiquei surpreso com  a indicação dele em pedir para usar o Piteco para o cartaz da tradicional Mostra de Cinema de São Paulo. Nem consegui agradecê-lo. Mas faço isso agora de público ao homem que resolveu estrear no céu junto com seu grande evento"
Mauricio de Sousa, cartunista, fez o cartaz da 35ª Mostra de Cinema de São Paulo

"Leon Cakoff foi uma pessoa fundamental na formação de toda uma geração. Seu trabalho foi pioneiro criando a Mostra. Ele deu a oportunidade para uma geração de artistas, intelectuais se formarem ali. Hoje perdemos um grande mestre, mas, que como todo guru, nos ensinou um caminho. E esse caminho é o dos filmes"
Laís Bodansky, cineasta

“Estou chocada, é uma perda irreparável. Em toda minha vida e formação, ele foi nome de referência. Acompanhei as suas mostras, ele orientava  para o que havia de mais importante no cinema do mundo todo”
Ana de Hollanda, Ministra da Cultura

"Além do Leon ser cinéfilo, é um jornalista de cinema importante e escreveu muitos livros sobre o assunto. Ele marcou uma época e marcou o calendário paulistano, paulista e brasileiro. Eu perco um amigo, e um amigo generoso, porque depois de cada Mostra, ele me mandava DVDs com alguns dos filmes exibidos. Fui muito à Mostra e ia mesmo antes de ser governador"
José Serra, ex-governador de São Paulo

"Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte de Leon Cakoff, ainda mais por estarmos às vésperas da 35ª Mostra de Cinema, evento movido pela paixão de seu criador. Durante toda sua vida, Cakoff foi lutador e vencedor. Primeiro, para se estabelecer em um país que não era o de sua origem. Depois, para realizar o sonho de trabalhar com cinema e ir além, criando a mais importante mostra cinematográfica do Brasil. Mais do que um evento importante para a cultura de São Paulo, a Mostra foi muito representativa pelo momento histórico em que surgiu, quando o país passava por um momento de redemocratização e luta contra a censura e a ditadura. Agora, mesmo enfrentando uma terrível adversidade, trabalhou para realizar mais uma edição do evento. Perdemos sua inteligência, sua força de vontade e sua sensibilidade, mas Leon Cakoff deixa como legado sua valiosa contribuição à cultura brasileira"
Andrea Matarazzo, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo

"O Leon foi uma pessoa muito importante na minha vida. Eu o conheci no primeiro ano da faculdade, na FGV, em 1983. E no Masp eu descobri esse mundo de filmes diferentes e originais. Fiquei amigo do Leon em 1985, quando fui procurá-lo para pedir filmes para passar no meu cineclube. Ele tinha fama de ser bravo. Antes das mostras, eu ia sempre lá ajudá-lo a carregar caixas. Eu desenvolvi uma relação de muita amizade e carinho mesmo. Estou muito triste. Para mim, o que ele fez de importante para o cinema é que antes a gente tinha uma censura cultural, esses filmes não chegavam aqui. Ele é o responsável por São Paulo ter esta grande quantidade de cinemas que temos hoje. Ele foi o precursor disso, e fazia isso com muito empenho"
André Sturm, diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo

"Tudo o que o cinema é hoje em São Paulo, ele que fez. Ele fez uma mostra passando pela ditadura, por diversos planos econômicos, mas sempre se manteve com suas ideias. E ele continua sendo a pessoa que representa o cinema aqui. Não só em São Paulo, mas no mundo. Todos os diretores famosos e os festivais em que ele esteve o reconhecem como uma pessoa autêntica. A gente vai começar a sentir falta dele a partir de agora"
Jean-Thomas Bernardine, proprietário do cinema Reserva Cultural e da distribuidora Imovision

"Foi uma grande perda para o país. Sabemos que fazer um festival por mais de 30 anos não é fácil. E ele conseguiu. A Mostra é conhecida e respeitada no mundo todo. Para o Festival do Rio também é uma grande perda, porque ao longo dos anos nós partilhamos de uma amizade e nos ajudamos, pois enfrentamos problemas bem parecidos"
Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio

"Leon Cakoff entendeu a alma de São Paulo e a traduziu na sua Mostra de Cinema"
Paulo Morelli, cineasta e sócio da O2 Filmes
 
“Que tristeza”
Sarah Oliveira, apresentadora (via Twitter)

"O Leon era uma pessoa ultra querida e doce. Eu tive uma relação com ele através da Mostra que começou quando vim para São Paulo. Tive minha grande formação como cinéfilo e como cineasta através dos filmes que vi na Mostra. Eu tive a grande honra de ter ganho a Mostra com 'O Cheiro do Ralo'. E o Leon, nesse período inteiro, sempre foi querido comigo. Ele foi um grande incentivador e torcedor do cinema brasileiro. Tinha com todos os realizadores uma relação de carinho e colaboração. É uma perda muito grande. Perdemos um grande ser humano e grande incentivador do cinema, não só no Brasil. O Leon colocou São Paulo e o Brasil no cenário do cinema mundial. Vai deixar saudades e vai deixar uma marca. Eu acho que a Mostra ainda vai continuar por muitos anos".
Heitor Dhalia, cineasta

"Não éramos amigos, mas sempre admirei muito o Cakoff. Ele foi uma pessoa que contribui muito para o cinema, principalmente em São Paulo. Vai fazer falta porque conhecia muito o cinema, tinha contatos internacionais. E dedicou a vida inteira ao cinema. Só isso já é extraordinário da parte dele. E ele fez tudo isso com eficiência"
Roberto Farias, cineasta

"Foi um amigo incontestavelmente necessário dentro do panorama do cinema brasileiro. Ele deu uma belíssima contribuição à modernização dos Festivais e ao cinema de nosso país. São Paulo e o Brasil devem muito a ele"
Vladimir Carvalho, documentarista, diretor de "Rock Brasília"

"Leon antes de tudo é uma pessoa queridíssima para mim e para a minha família. São Paulo perde um de seus maiores realizadores. A Mostra Internacional de Cinema é dele e será continuada por Renata, uma mulher a sua altura. E junto com a família, eu dou meu coração"
Helena Ignez, atriz e viúva do cineasta Rogério Sganzerla

"O Brasil perde Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema. Amigo, criativo, sensível e realizador. A Mostra o eterniza. Paz"
Orlando Silva, Ministro do Esporte (via Twitter)

"O cinema internacional e brasileiro perdeu hoje um de seus mais ativos difusores. Muitos dos críticos que hoje atuam optaram por este ofício e ampliaram seu amor pelo cinema assistindo aos filmes programados por Leon Cakoff. Cakoff lutou como poucos pelo que lutamos todos nós: para que a diversidade da cinematografia mundial tenha oportunidade de exibição e não seja engolfada pelo cinema mainstream. Tudo faremos para contribuir com a continuidade do seu importante legado cultural"
Associação Brasileira dos Críticos de Cinema

"Cakoff abriu para muitas gerações a chance de conhecer um cinema que não chegava ao Brasil. Enfrentou a censura e o 'bom mocismo', apostava em novidades que, em alguns casos, seriam consagradas anos depois. Uma figura fundamental no cenário cultural da cidade e do país. Influenciou várias gerações de cinéfilos e colocou São Paulo no mapa das grandes cidades que tem uma perspectiva cinematográfica própria"
Programa Cinema do Brasil© e Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo