Cinema

"Fazemos cenas de ação em um quinto do tempo que um americano faria", conta o diretor José Padilha no Making Of de "Tropa de Elite 2"

ANA OKADA

Da Redação

O making of de "Tropa de Elite 2", que será exibido na Mostra de São Paulo a partir deste sábado (22), revela detalhes impressionantes da produção do longa, tais como o tempo levado para fazer cenas de ação. "Uma coisa que as pessoas não sabem, é que a gente faz umas sequências [de ação] enormes com um quinto do tempo que um americano faria", explica o diretor José Padilha.

As cenas feitas no Morro Dona Marta --quando o capitão Matias (André Ramiro) vai buscar armas supostamente roubadas de uma delegacia--, por exemplo, foram filmadas em apenas um dia, em 12 horas ao todo. "O único jeito de fazer isso é arriscar", opina o diretor. A comunidade sabiam das filmagens, mas alguns moradores vizinhos ao morro não sabiam, e acharam que o local estava sofrendo intervenção policial: fotógrafos chegaram a ir ao local achando que se tratava de uma nova ocupação.

O making of é dirigido por Alexandre Lima. Ele foi assistente de produção nos documentários feitos por Padilha e, em "Tropa de Elite" (2007), quis registrar os bastidores daquele que seria o primeiro longa de ficção do diretor. "Me coloquei nesse lugar privilegiado de observar o trabalho de todos da equipe e de acompanhar esse processo, que foi extraordinário. Ninguém sabia que ia se tornar esse fenômeno, mas [ao mesmo tempo] parece que a gente sabia", conta.

"Tropa de Elite" virou um sucesso de público antes mesmo de ir aos cinemas, "vazando" na internet e por meio de cópias piratas e ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlin - o principal prêmio de um dos maiores festivais do cinema mundial.

O filme sobre o primeiro "Tropa" acabou não sendo lançado, e Lima fez o making of do segundo longa. Enquanto gravações do gênero mostram, geralmente, mais cenas de bastidores de gravação, o de "Tropa 2" tem, em sua maioria, depoimentos da produção sobre como o filme foi pensado e sobre detalhes de cenas. De acordo com o diretor, a ideia era dar uma outra conotação à palavra "making of".

No futuro, ele pretende fazer um outro filme aprofundando as questões levantadas nos "Tropas", como a corrupção na polícia e na política. O making of deve entrar no DVD de "Tropa de Elite 2", que deve ser lançado no final do ano. Na mostra, é possível conferir o longa também nos dias 23, 24 e 29 de outubro e em 3 de novembro.


MAKING OF - TROPA DE ELITE 2

Sáb. (22), às 17h30, no no Frei Caneca Unibanco Arteplex 1 (Shopping Frei Caneca - r. Frei Caneca, 569, 3º piso, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/3472-2362)

Dom. (23), às 14h, no Cine Livraria Cultura 1 (Conjunto Nacional - av. Paulista, 2073, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/3285-3696)

Seg. (24), às 15h50, no Espaço Unibanco Augusta 3 (r. Augusta, 1475, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/3288-6780)

Sáb. (29), às 18h, no Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel 0/xx/11/3397-4002)

Qui. (3), às 19h40, na Cinemateca - Sala BNDES (lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 0/xx/11/3512-6111)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo