Topo

Ator sueco Stellan Skarsgard interpreta Villegagnon em produção filmada no Rio

Stellan Skarsgard grava como Villegagnon a série "Vermelho Brasil" em Paraty (outubro/2011) - Davi de Almeira/Divulgação
Stellan Skarsgard grava como Villegagnon a série "Vermelho Brasil" em Paraty (outubro/2011) Imagem: Davi de Almeira/Divulgação

Do UOL, no Rio

26/10/2011 12h29

O ator sueco Stellan Skarsgard gravou em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, cenas do filme “Vermelho Brasil”, no qual vive o explorador francês Nicolas Durand Villegagnon (1510-1571). Stellan já atuou no elenco de “Mamma Mia!”, “Thor” e “Piratas do Caribe”.

Dirigida pelo canadense Sylvain Archambault e baseada no best-seller europeu “Rouge Brésil” – do escritor francês Jean-Christophe Rufin –, a história se passa no período da ocupação francesa na cidade.

O roteiro conta a trágica história dos franceses que tentaram conquistar a Baía de Guanabara no século XVI, liderados por Villegagnon, fato que resultou na fundação da cidade do Rio de Janeiro.

A passagem histórica é contada pelo ponto de vista de duas crianças, que são trazidas pela expedição francesa para aprenderem o idioma indígena e agirem como intérpretes.

“Vermelho Brasil” é o resultado de uma parceria entre Conspiração Filmes, Globo Filmes, Rio Filmes, Pampa Films (França), France 2 e a CD Films (Canadá), além do BNDES, que participa do projeto por meio do programa de incentivo ProdCult. Na França, a série terá dois episódios de 90 minutos; no Brasil, o projeto deve ganhar um formato de minissérie, com cinco episódios, além de uma versão para salas de cinema, que terá distribuição em circuito exibidor pela RioFilme.