Filmes e séries

Dedicado a Glauco e com grandes nomes, "Malditos Cartunistas" apresenta trajetória dos quadrinhos no país

ESTEFANI MEDEIROS
Da Redação

28/10/2011 07h00

Em cartaz nesta sexta-feira (28) na Mostra de São Paulo 2011, "Malditos Cartunistas" traça um panorama do que foram e do que são os quadrinhos brasileiros em um documentário dirigido por Daniel Paiva e Daniel Garcia.

O que conduz o filme são entrevistas com grandes nomes dos quadrinhos no Brasil. Nos cerca de 90 minutos de duração, nomes mais novos como Allan Sieber e Chiquinha e veteranos de diferentes estilos como Jaguar, Ziraldo, Angeli, Adão e Maurício de Sousa contam o que os fez seguir a carreira do humor, claro, sem deixar de fazer piada.

O filme é didático e explica desde as diferenças entre os gêneros do trabalho, como o que difere uma tira de uma charge e de uma HQ, até como foram as experiências dos cartunistas que sofreram com a censura na ditadura, além da ascensão e queda das revistas "Pasquim", "Chiclete com Banana" e "Geraldão".

Um ponto negativo do filme é a qualidade das gravações. Em entrevistas como as de Jaguar, o som da sala de cinema às vezes não favorece e algumas falas dos cartunistas são perdidas, problema que um dos diretores, Daniel Paiva, explica: "A gente foi fazendo, não tinha dinheiro, pegava a câmera emprestada, foi meio no 'faça você mesmo'. Às vezes tinha microfone para gravar, às vezes não", conta.

ASSISTA TRAILER DE "MALDITOS CARTUNISTAS"

"Mas a gente teve essa preocupação de servir como registro, pra explicar como funciona o quadrinho no Brasil. Não existia ainda um filme que retratasse isso", explica Daniel. Outro ponto importante para os "Daniéis" - que também trabalham com quadrinhos - foi conhecer ídolos no gênero. "Alguns a gente já conhecia. Mas na viagem para São Paulo conhecemos o Angeli, o Maurício, o Laerte, o Glauco. Foi muito legal".

A produção começou em 2007 em uma conversa com Allan Sieber e na maioria das entrevistas os cartunistas estão em seu ambiente de trabalho, próximos a pranchetas, canetinhas e esboços. O único a não ser entrevistado e que esteve nessa geração foi Millôr Fernandes.

Apesar de ser um curto período até 2011, muitas coisas mudaram no universo dos quadrinhos do país. Laerte se assumiu cross dresser e Glauco foi morto durante uma invasão a sua casa, junto com o filho Raoni. "Quando ele morreu, a gente pensou: precisamos terminar esse filme agora. A gente ficou muito chocado, foi uma tragédia. Quem se relacionou de alguma forma com ele ficou muito triste. Na época da entrevista, em 2007, a gente conheceu ele e o Raoni. Então decidimos dedicar o filme a eles".

 


MALDITOS CARTUNISTAS
Seg. (31), às 14h10, no Cine Livraria Cultura 2 (Conjunto Nacional - av. Paulista, 2073, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/3285-3696)

Seg. (31), às 22h10, no Cinesesc (r. Augusta, 2075, Jd. Paulista, tel. 0/xx/11/3087-0500)

Ter. (1), às 20h40, na Cinemateca - Sala BNDES (lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 0/xx/11/3512-6111)

Qua. (2), às 20h50, no Reserva Cultural 1 (av. Paulista, 900, Térreo Baixo, Bela Vista, tel. 0/xx/11/3287-7858)

A programação está sujeita a alterações.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Cinema
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
EFE
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
AFP
Cinema
do UOL
do UOL
Cinema
Topo