Topo

Com homenagem a cineasta iraniano condenado à prisão, começa nesta quinta (10) o Festival de Cinema de Paraty

Cena de "Isto Não É um Filme", do cineasta iraniano Jafar Panahi - Divulgação
Cena de "Isto Não É um Filme", do cineasta iraniano Jafar Panahi Imagem: Divulgação

Da Redação

08/11/2011 17h40

Começa nesta quinta-feira (10) o 4º Festival Internacional de Cinema de Paraty, na cidade histórica fluminense.

Entre os destaques do evento, que vai até o dia 15 de novembro, está uma retrospectiva do diretor iraniano Jafar Panahi, que em outubro foi condenado a prisão e proibido de filmar por se opor ao atual regime iraniano.

Além de "Isto Não É um Filme", filmado enquanto o diretor estava em prisão domiciliar, que abre o festival, também serão exibidos outros cinco longas: "Fora do Jogo" (2006), "Ouro Carmim" (2003), "O Círculo" (2000), "O Espelho" (1997) e "O Balão Branco" (1995).

A mostra competitiva do evento se concentrará em jovens diretores de diversas partes do mundo, com oito longas inéditos no país de nomes como a francesa Mia Hansen-Love, o mexicano Matías Meyer e o sul coreano Park Jung-Bum.

Fora da competição, serão exibidas três produções brasileiras deste ano: “Olhe pra Mim de Novo”, documentário de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, "Inesperado”, filme inédito de Maria Augusta Ramos, e “Histórias que Só Existem Quando Lembradas”, de Julia Murat.

Já a mostra "Atores Atrás das Câmeras" exibe três produções de atores que também trabalham como diretores: os franceses "O Pequeno Alfaiate” (2010), curta-metragem do francês Louis Garrel ("Os Sonhadores"), e "Charly” (2007), de Isild Le Besco, e o brasileiro “O Palhaço", de Selton Mello.
 


4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY
Quando: 10 a 15 de novembro
Onde: Centro Histórico de Paraty
Quanto: R$ 3 (bottom que dá acesso a todas as sessões); retirada de senhas uma hora antes de cada sessão
Informações: paratylab@paratyfilmfestival.com.br e pelo tel. 0/xx/11/2173-0888