Topo

"Não conseguimos fazer um filme pensando numa mensagem", diz Jean-Pierre Dardenne sobre "O Garoto da Bicicleta"

THIAGO STIVALETTI

Colaboração para o UOL

19/11/2011 07h00

Os irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne mantêm um recorde no Festival de Cannes. Junto com o sérvio Emir Kusturica, eles são os únicos a terem vencido duas vezes a cobiçada Palma de Ouro: em 1999, com "Rosetta", e em 2005 com "A Criança". Neste ano, conquistaram também o Grande Prêmio do Júri com "O Garoto da Bicicleta", que abriu a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e estreou no Brasil nesta sexta-feira (18).

Em "O Garoto na Bicicleta", eles trabalham pela primeira vez com uma estrela de cinema belga muito popular na França - Cécile de France, a jornalista francesa de "Além da Vida", de Clint Eastwood. No filme, o menino Cyril (Thomas Doret) não se conforma que seu pai o abandonou num orfanato e quer reencontrá-lo de qualquer maneira. Como um furacão determinado, foge e acaba trombando com uma cabeleireira, Samantha (Cécile). Ela quer cuidar dele, talvez como mãe, mas Cyril quer mesmo é seu pai - e acabará buscando outra pessoa que possa preencher esse papel.

Como sempre nos filmes dos Dardenne, não há espaço para melodrama - tudo é contado com economia de recursos, direção intensa dos atores e pouquíssima música. "Acho que o filme gira em torno da questão: o amor de uma mulher pode fazer uma criança sair de sua cólera? Samantha é um pouco o pai e a mãe de Cyril ao mesmo tempo. Ela é o amor, mas também o aprendizado do mundo", explicou Luc, em entrevista durante o Festival de Cannes.

Clint x Dardenne

Jean-Pierre conta que os ensaios são intensos. "Não podemos chegar no primeiro dia de filmagem e já saber o que queremos; somos incapazes disso. E também não conseguimos fazer um filme pensando numa mensagem que queremos passar. Isso simplesmente não funciona."

Cécile de France, que também é conhecida no Brasil como a protagonista do filme francês "Um Lugar na Plateia", comparou os métodos de trabalho dos Dardenne com o de Clint Eastwood. "São como pintores que usam métodos opostos para criar seus quadros. Os Dardenne ensaiam muito, enquanto Clint busca uma certa espontaneidade, a magia de um instante. Muitas cenas são feitas de primeira, sem muito ensaio. O ator traz suas ideias e trabalha sozinho."

TRAILER DE "O GAROTO DA BICICLETA"