Topo

Gary Oldman diz que preferiu papéis coadjuvantes em Harry Potter e Batman para cuidar dos filhos

Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Gary Oldman (Sirius Black) em cena de "Harry Potter e a Ordem da Fênix" - Divulgação
Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Gary Oldman (Sirius Black) em cena de "Harry Potter e a Ordem da Fênix" Imagem: Divulgação

ANA MARIA BAHIANA

Especial para o UOL, de Los Angeles

24/11/2011 19h37Atualizada em 24/11/2011 20h34

Depois de chegar ao auge da carreira interpretando Drácula e Beethoven nos anos 90, o ator Gary Oldman preferiu diminuir o ritmo de trabalho para ficar mais tempo com seus dois filhos. Para isso, ele vem optando por papéis secundários, tais como o comissário Gordon da franquia "Batman" e Sirius Black em "Harry Potter".

"Foi uma escolha consciente", explica. "Quando me vi pai solteiro de dois meninos (Gulliver e Charlie, nascidos em 1997 e 1999, respectivamente, de sua ligação com a fotógrafa Donya Fiorentino) tive que escolher: vou ser um pai ausente ou presente? Decidi ser um pai presente, e para isso era necessário que eu me afastasse o mínimo possível de casa. Os trabalhos em Batman e Harry Potter tornaram isso possível. Potter era ótimo porque era sempre no verão e os meninos estavam de férias e podiam viajar comigo."

Agora, com os meninos maiores e a vida doméstica mais estável, Oldman pôde se dedicar a ser o espião Smiley em "O Espião que Sabia Demais" durante mais que "quatro ou cinco semanas", que eram seu limite máximo.

O personagem é o primeiro papel de longa duração do ator em muito tempo. Baseado em livro de John le Carré, o longa, que estreia nos Estados Unidos em dezembro, foi indicado ao Leão de Ouro do Festival de Veneza e é uma das apostas dos críticos para o Oscar 2012.

Trailer de "O Espião que Sabia Demais"