Topo

Filmes de Spike Lee, Julie Delpy e Stephen Frears terão pré-estreia em Sundance

O diretor Spike Lee, que mostrará "Red Hook Summer" pela primeira vez no Festival de Sundance 2012 - AP Photo/Louis Lanzano
O diretor Spike Lee, que mostrará "Red Hook Summer" pela primeira vez no Festival de Sundance 2012 Imagem: AP Photo/Louis Lanzano

Da Redação

05/12/2011 21h37

O Festival de Sundance 2012 anunciou nesta segunda-feira (5) os filmes que terão suas pré-estreias no evento, fora da mostra competitiva. Julie Delpy ("2 Dias em Paris"), Stephen Frears ("A Rainha"), James Marsh ("O Equilibrista") e Spike Lee ("Milagre em Sta. Anna") são alguns dos cineastas que apresentarão seus novos filmes durante o festival.

Stephen Frears leva a Sundande "Lay the Favorite", roteiro de D.V. DeVincentis ("Alta Fidelidade") sobre um grupo de pessoas que conseguem manipular o sistema de apostas esportivas em Las Vegas, estrelado por Bruce Willis e Catherine Zeta-Jones.

Julie Delpy mostrará a sequência de "2 Dias em Paris" (2007), "2 Days in New York", estrelado por Chris Rock.

De James Marsh, o festival exibe o suspense "Shadow Dancer", sobre uma viúva presa por envolvimento com o planejamento de um atentado.

O cineasta Spike Lee exibe "Red Hook Summer", sobre um jovem de Atlanta que passa o verão no Brooklyn com o avô que nunca conheceu.

Kirsten Dunst estrela outro filme selecionado para estrear mundialmente no festival, a comédia "Bachelorette", da estreante Leslye Headland. Outras estrelas que ocuparão as telas de Sundance são Bradley Cooper (com "The Words", de Brian Klugman e Lee Sternthal), David Duchovny (com "Goats"), Clive Owen (com "Shadow Dancer"), Robert de Niro (com "Red Lights") e Richard Gere e Tim Roth (com "Arbitrage").

O ator Joseph Gordon-Levitt ("A Origem") fará uma apresentação especial sobre a comunidade criativa que criou durante a edição de 2010 do festival, hitRECord. O evento, realizado no dia 26 de janeiro, mostrará trabalhos criados por participantes do hitRECord em todo o mundo, com os quais os espectadores de Sundance poderão interagir e contribuir.

Entre os documentários que terão sua estreia mundial no evento está "West of Menphis", de Amy Berg, com produção de Peter Jackson, sobre um polêmico julgamento de jovens acusados de triplo homicídio.

Já o rapper Ice-T explora a história do hip hop em "Something from Nothing: The Art of Rap", enquanto James Redford, filho do criador de Sundance, Robert Redford, exibe "The D Word: Understanding Dyslexia".

O festival anunciou na quarta-feira (30) a lista de filmes selecionados para a mostra competitiva.

Veja a lista completa das pré-estreias de Sundance 2012.

FICÇÃO

"2 Days in New York" (França), de Julie Delpy
"Arbitrage" (EUA), de Nicholas Jarecki
"Bachelorette" (EUA), Leslye Headland)
"California Solo" (EUA), de Marshall Lewy
"Celeste and Jesse Forever" (EUA), de Lee Toland Krieger
"For a Good Time, Call..." (EUA), de Jamie Travis
"Goats" (EUA), de Christopher Neil
"Lay the Favorite" (EUA), de Stephen Frears
"Liberal Arts" (EUA), de Josh Radnor
"Price Check" (EUA), de Michael Walker
"Red Hook Summer" (EUA), de Spike Lee
"Red Lights" (EUA/Espanha), de Rodrigo Cortés
"Robot and Frank" (EUA), de Jake Schreier
"Shadow Dancer" (Reino Unido), de James Marsh
"The Words" (EUA), de Brian Klugman e Lee Sternthal

DOCUMENTÁRIOS

"About Face" (EUA), de Timothy Greenfield-Sanders
"Bones Brigade: An Autobiography" (EUA), de Stacy Peralta
"The D Word: Understanding Dyslexia" (EUA), de James Redford
"Ethel" (EUA), de Rory Kennedy
"A Fierce Green Fire" (EUA), de Mark Kitchell
"Something from Nothing: The Art of Rap" (Reino Unido), de Ice-T e Andy Baybutt
Projeto sem título sobre Paul Simon (EUA), de Joe Berlinger
"West of Memphis" (EUA), de Amy Berg