Topo

"Relacionamento entre Sherlock e Watson não é gay", garante o ator Robert Downey Jr.

Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) e Dr. Watson (Jude Law) em cena de "O Jogo das Sombras", segundo filme da franquia sobre o detetive Imagem: Divulgação

ANA MARIA BAHIANA

Especial para o UOL, em Los Angeles

06/12/2011 13h41Atualizada em 06/12/2011 21h06

Não dê ouvidos às más línguas. O relacionamento entre o detetive Sherlock Holmes e seu inseparável parceiro, Dr. Watson, não passa disso: uma grande amizade. "Não... é... gay", sublinha o ator Robert Downey Jr., fazendo uma cara muito séria e sacudindo o dedo indicador como se fosse um professor dando pito.

"Devo repetir? O relacionamento entre Sherlcok e Watson não é gay. Não tem nada de gay. Nada de errado se tivesse, mas seria um desrespeito à obra de Conan Doyle. A relação entre eles é deliciosamente complicada, assim como acontece com duas pessoas muito diferentes entre si, que, por isso mesmo, se dão maravihosamente bem”, insiste o ator, durante entrevista para promover "Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras", em Los Angeles.

No filme, que estreia nos Estados Unidos no dia 16 de dezembro e no Brasil em 13 de janeiro, Holmes (Downey Jr.) e Watson (Jude Law) enfrentam o sinistro Professor Moriarty (Jared Harris), o arqui-inimigo de Sherlock, que fizera uma breve aparição no final do primeiro filme. “Na verdade era um figurante no escuro e meu professor de dicção fazendo uma voz sinistra”, conta Downey, rindo, ao descrever o Moriarty do filme de 2009. “Tínhamos gasto o dinheiro todo, e não sobrava mais para contratar um ator de verdade. Agora temos Jared, que me dá arrepios como Moriarty. Um superator.”
 

Clique para acessar conteúdo externo

A relação entre eles é deliciosamente complicada, assim como acontece com duas pessoas muito diferentes entre si, que, por isso mesmo, se dão maravihosamente bem

Clique para acessar conteúdo externo

Robert Downey Jr.

Jared Harris não é a única adição notável à trupe sherlockiana neste segundo longa dirigido por Guy Ritchie - há também Noomi Rapace, a garota com a tatuagem de dragão original (do filme sueco), como a misteriosa Sim, e Stephen Fry como Mycroft, o irmão almofadinha de Sherlock. “O elenco ficou mais sério”. Downey admite. “E você não quer dar vexame na frente de colegas tão formidáveis. O meu nível de autoexigência, que já é alto, passou dos limites.”

Assim como o relacionamento entre Holmes e Watson, o trabalho na franquia também aproximou Downey Jr. do cineasta Guy Ritchie.

“[Nossa relação] passou da amizade para o ponto em que nos consideramos quase como irmãos. Agora sei que pertencemos ao mesmo clã. Estávamos num Range Rover indo para uma das festas de aniversário do Sting, e Guy já tinha bebido umas e outras, quando começamos a falar sobre nossos ancestrais, sobre a árvore genealógica, e descobrimos que descendemos do mesmo clã escocês! Agora nós dois sabemos o que temos debaixo do kilt”, brinca o ator.

Enquanto passam mais tempo juntos divulgando "O Jogo das Sombras", Downey e Ritchie têm aproveitado para planejar o terceiro longa da franquia, que já tem lançamento previsto para dezembro de 2014. “ Estamos explorando a ideia do nascimento da psicologia moderna, que é contemporânea de Conan Doyle e, portanto, de Sherlock. A noção do serial killer e do perfil psicológico de um criminoso assim estão na obra de Conan Doyle e dariam um ótimo filme”, antecipa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Relacionamento entre Sherlock e Watson não é gay", garante o ator Robert Downey Jr. - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade