Topo

Glória Pires protagoniza cinebiografia de Nise da Silveira, psiquiatra brasileira reconhecida ao redor do mundo

A atriz Glória Pires, que fará a psiquiatra Nise da Silveira no cinema (11/6/11) - Paula Giolito/Folhapress
A atriz Glória Pires, que fará a psiquiatra Nise da Silveira no cinema (11/6/11) Imagem: Paula Giolito/Folhapress

EDU FERNANDES

Colaboração para o UOL, de Florianópolis*

09/12/2011 12h33

A psiquiatra Nise da Silveira é uma autoridade em Terapia Ocupacional, com sete livros publicados e reconhecida internacionalmente. Apesar da importância de sua abordagem no tratamento de doentes mentais, ela é pouco conhecida dentro do Brasil. A cinebiografia “Nise da Silveira – Senhora das Imagens” será uma maneira de trazer seu nome para o grande público.

Glória Pires foi escalada para o papel-título e começou a pesquisar para a personagem com a leitura de livros e entrevistas de Nise e pessoas que conviveram com ela. “É um mundo inimaginável”, disse a atriz em evento de divulgação do filme organizado pela Imagem Filmes. “É uma coisa deslumbrante conhecer a vida dessa mulher”.

As filmagens começam no dia 9 de janeiro e seguem até o final de fevereiro. A equipe trabalhará nas locações reais, no Hospital Pedro 2º, onde Nise atuou durante a década de 40. “Alguns internos reais estarão no filme”, disse o diretor Roberto Berliner (“Hebert de Perto”). Nise ficou exilada por seis anos na Bahia por causa de acusações de comunismo. Depois de anistiada, a psiquiatra voltou ao Rio de Janeiro para trabalhar no hospital. “Nosso filme começa nessa volta”, explicou Roberto.

O roteiro acompanha dois anos da jornada da médica. “O que me impressionou foi a quantidade de gente no filme com pessoas próximas que passaram por problemas mentais, sejam atores ou técnicos da nossa equipe”, falou o diretor. A proximidade com o tema e a paixão são os motivadores da produção. “Estamos todos apaixonados porque realmente é incrível”, disse Glória Pires. Berliner partilhou sua experiência de vida próxima ao tema. “Eu tive um irmão com Síndrome de Down. Ele ficou afastado da nossa família desde que tinha dois anos e passou toda sua vida em instituições. Isso me marcou e provavelmente o filme será dedicado ao meu irmão.”

Pacientes clientes
O ator Flávio Bauraqui ("Meu Nome Não é Johnny") interpretará um dos pacientes atendidos por Nise. O ator já viveu um doente mental em “O Senhor do Labirinto” e comparou os dois papéis. “Na minha carreira, eu não gosto de repetições, mas quando recebi esta proposta, fiquei intrigado”, disse. “O louco não é uma pessoa chapada, são pessoas com suas particularidades”.

Seu personagem é Otávio, um homem que saiu vestido de mulher em um bloco carnavalesco e percebeu existir dentro de si uma feminilidade forte. “Ele passou uma vida inteira lutando contra ele mesmo”, analisa Flávio. O tratamento de Otávio foi possível com o uso de terapia ocupacional com desenhos e dança. A paixão pela protagonista também contagiou o ator. “A Nise foi uma pessoa que libertou imagens. Ele foi muito mais eficiente do que a Princesa Isabel”, disse Bauraqui.

O lançamento de “Nise da Silveira – Senhoras das Imagens” está planejado para acontecer apenas em 2013. Segundo a direção da Imagem Filmes, a demora se explica por conta de longo trabalho de pós-produção e efeitos visuais para que as cenas possam entrar na mente dos pacientes.

* O repórter viajou a Florianópolis a convite da Imagem Filmes.