Topo

Trecho do novo Batman mostrado antes de "Missão: Impossível" desvenda vilão Bane

Primeira foto divulgada do personagem "Bane" de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" - Divulgação
Primeira foto divulgada do personagem "Bane" de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" Imagem: Divulgação

ROBERTO SADOVSKI

Colaboração para o UOL, de Los Angeles

09/12/2011 14h49Atualizada em 09/12/2011 15h19

A imagem icônica de Heath Ledger como o Coringa em "Batman – O Cavaleiro das Trevas" pode ter deixado alguma dúvida sobre se o Homem-Morcego enfrentaria um adversário de peso no filme que encerra a trilogia em 27 de julho no Brasil. Mas quem assistir ao novo "Missão: Impossível - Protocolo Fantasma" nas salas Imax nos Estados Unidos já pode ter seus questionamentos dissipados: a aventura traz prólogo de sete minutos de "Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge", e dá uma ideia de quem é o misterioso Bane, o grande inimigo do herói no filme.

O diretor Christopher Nolan exibiu a sequência para um grupo de jornalistas e convidados na noite desta quinta-feira (9), em Los Angeles. Ele explicou que mostrar a sequência inicial do novo filme faz parte de seu trabalho para divulgar ao público não só quem é Bane, mas também porque assistir ao filme é uma experiência a ser vivida no cinema. “Quando eu era criança, o cinema me levava a lugares maiores que a vida”, brincou. A exibição do trecho no país, antes de "Missão: Impossível" --que estreia aqui no dia 23-- ainda não foi confirmada pela Warner.

Ele também ressaltou a vantagem da exibição na tela Imax, em contrapartida das dezenas de outras formas de experimentar filmes hoje em dia: “O formato Imax foi inventado um ano antes de eu nascer, e até hoje não foi criada nenhuma tecnologia capaz de capturar imagens com tanta perfeição e realismo”. Nolan disse que a sequência foi a única montada até agora, e que ainda existe um longo caminho até a estreia, em julho.

Prólogo

O prólogo começa com o comissário James Gordon (Gary Oldman) lendo sua elegia para Harvey Dent (Aaron Eckhart), morto no final de "O Cavaleiro das Trevas". Daí, saltamos para uma operação da CIA, com agentes transportando um cientista – e três terroristas capturados. Logo tudo se mostra um plano de Bane (Tom Hardy) para sequestrar o tal cientista, e o que vemos em seguida é uma sequência envolvendo dois aviões, um impressionante sequestro nas alturas, uma equipe de fanáticos dispostos a dar a vida por uma causa ainda obscura e, no centro de tudo, Bane, uma montanha de músculos com a mesma capacidade intelectual de Bruce Wayne (Christian Bale) e, em vez do desejo de justiça do herói de Gotham, uma sede de vingança que o leva às últimas consequências.

A cena é seguida de uma montagem rápida que mostra diversas cenas do novo filme, com o Batman prestes a enfrentar Bane sob a neve, Anne Hathaway como a Mulher-Gato, uma turba atacando a polícia de Gotham, poucos segundos do Morcego, a aeronave militarizada do Batman, em pleno combate, e Bane erguendo-se, triunfante, segurando uma máscara quebrada do herói.

Quando o UOL visitou as filmagens de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" nos arredores de Londres, vimos justamente um dos aviões de carga utilizados nesta sequência, montado em cima de uma grua hidráulica forte o bastante para suportar o peso das gigantescas câmeras Imax. Sim, porque Nolan decidiu filmar boa parte de seu novo filme com a tecnologia, indo um passo além do que ele fez em "O Cavaleiro das Trevas". O equipamento é pesadíssimo e barulhento, mas o resultado são imagens com qualidade inigualável, que precisam ser conferidas no cinema apropriado para serem completamente apreciadas.

Assim como o prólogo do filme de 2008, rodado em Imax e que mostrava o Coringa assaltando um banco em Gotham, o novo filme já começa com uma exibição de técnica invejável, que seria simplesmente estéril se Nolan não tivesse total domínio de narrativa, fazendo com que em apenas sete minutos a platéia tenha ideia de que Bane, calculista, poderoso e determinado, pode ser finalmente o adversário capaz de quebrar Batman. O que, para quem conhece sua origem nos quadrinhos, pode ser exatamente o que ele vá fazer.

Trailer de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge"