Topo

Convidados do UOL elegem os melhores filmes de 2011

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Da Redação

15/12/2011 07h00

Dez jornalistas e críticos de cinema convidados pelo UOL apontam seus filmes favoritos de 2011. A lista destaca tanto blockbusters hollywoodianos, como "Planeta dos Macacos: A Origem", até filmes com apelo mais intelectual, como "Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas". As produções brasileiras são representadas por "O Palhaço", segunda longa de Selton Mello como diretor, e as animações, por "Rio", dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, mas as listas de todos eles contemplam muito mais do que os dez destaques. Veja abaixo quais são os 10 + de cada convidado.

"Planeta dos Macacos - A Origem"
Por Roberto Sadovski, jornalista
 
Era o filme que tinha tudo para dar errado. Continuando uma série que tem um único filme digno de nota (o original, de 1968, com Charlton Heston); com James Franco como protagonista; e deixando de lado todo o charme do mundo pós-apocalíptico. Ainda assim, o diretor Rupert Wyatt foi atrás de explicações para a ascensão dos símios e, amparado por uma premissa atual e assustadora, criou um espetáculo empolgante e engajado. O grande trunfo, porém, é tecnológico. Andy Serkis, grande mestre da interpretação com trajes de captura de movimento, conferiu insuspeita humanidade a César, chimpanzé de inteligência superior que dá início à revolução.

Outros destaques de 2011 para Roberto Sadovski:

Amor a Toda Prova
Bravura Indômita
Meia-Noite em Paris
O Palhaço
Rango
A Rede Social
Senna
Um Conto Chinês
X-Men: Primeira Classe

"Bravura Indômita"
Por Marcelo Hessel, jornalista, crítico e editor do “Omelete”

Joel e Ethan Coen fazem um raro filme sem cinismo, mais fiel ao espírito do romance original - que se equilibrava entre o retrato cômico e crítico dos velhos pistoleiros do western - do que a versão filmada em 1969 por Henry Hathaway. É também um filme em que o acaso e a má sorte, elementos centrais na filmografia dos Coen, embora ainda presentes, terminam subjugados pela determinação da menina Mattie e pela autoridade daquela mesma figura do velho pistoleiro. “Bravura Indômita” consegue então ser, ao mesmo tempo, reverente e revisionista nesse seu olhar sobre o passado e os mitos do Velho Oeste.

Outros destaques de 2011 para Marcelo Hessel:

Cópia Fiel
Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas
A Rede Social
Singularidades de uma Rapariga Loura
O Céu Sobre os Ombros
Incontrolável
Isto Não É um Filme
Vênus Negra
O Vencedor

"A Pele que Habito"
Por Sergio Alpendre, crítico e blogueiro

A estrela de "A Pele que Habito" não é Antonio Banderas, mas Elena Anaya. A atriz espanhola tem a grande interpretação de sua carreira como a vítima da experiência cruel de um médico louco e obcecado por vingança.  As inúmeras referências a outros filmes e obras de arte estão lá, assim como os personagens destemperados. Mas o forte de Almodóvar está no modo de brincar com nossas expectativas.

Outros destaques de 2011 para Sergio Alpendre:

Habemus Papam
Além da Vida
Singularidades de uma Rapariga Loura
Cópia Fiel
Meia-Noite em Paris
Riscado
Trabalhar Cansa
Desconhecido
Os Residentes

"Meia-Noite em Paris"
Por Ana Maria Bahiana, crítica de cinema

Uma visão gloriosa da Paris dos sonhos, das possibilidades, repositório das aspirações de gente criativa e contra a corrente. Woody Allen no auge de sua forma como dialoguista e desenhista de personagens, desenhando esses americanos exilados em Paris e o que cada um espera da Cidade Luz.

Outros destaques de 2011 para Ana Maria Bahiana:

Drive
Os Descendentes
O Espião que Sabia Demais
O Artista
Cavalo de Guerra
Take Shelter
Planeta dos Macacos - A Origem
As Aventuras de Tintim
Rango

"O Palhaço"
Por Chico Fireman, crítico e blogueiro

O primeiro filme de Selton Mello não dava conta do que viria depois. "O Palhaço" trabalha com um equilíbrio que o cinema brasileiro sempre teve dificuldade de alcançar: o ponto de encontro entre o filme de autor e o filme popular. Selton marca suas referências, estiliza sua direção, produz uma obra refinada. Mas não faz isso com alarde, não é pedante e nunca, nunca esquece de se comunicar. O filme flui como uma melodia irresistível.

Outros destaques de 2011 para Chico Fireman:

Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas
A Pele que Habito
Meia-Noite em Paris
Isto Não É um Filme
A Árvore da Vida
Habemus Papam
Homens e Deuses
Bravura Indômita
O Vencedor

"Cópia Fiel"
Por Neusa Barbosa, jornalista e crítica de cinema

A atriz francesa Juliette Binoche, premiada em Cannes, reafirma um talento em estado de graça num filme em que o cineasta iraniano Abbas Kiarostami arma uma instigante narrativa, que se reconstrói constantemente, em torno da natureza cíclica dos sentimentos. E o cantor lírico britânico William Shimell é uma revelação em sua estreia como ator.

Outros destaques de 2011 para Neusa Barbosa:

A Árvore da Vida
Trabalho Interno
Diário de uma Busca
Isto Não É um Filme
O Mágico
Biutiful
Bróder
O Palhaço
Lola

"Rio"
Por Inácio Araújo, crítico de cinema da “Folha de S.Paulo”

Uma das vantagens da nova animação é a possibilidade de recuperar o musical, que foi para o cinema clássico (sonoro, claro) o espetáculo por excelência. O poder: poder de Hollywood, poder da imagem que nos esmagava com a grandiosidade, a mágica, a capacidade de encantar. Tenho a impressão de que “Rio” explora muito bem as possibilidades do 3D, da nova animação e do musical.

Outros destaques de 2011 para Inácio Araújo:

Cópia Fiel
Singularidades de uma Rapariga Loura
Tetro
A Árvore da Vida
A Pele que Habito
Melancolia
O Garoto da Bicicleta
Isto Não É um Filme
O Palhaço

"Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas"
Por Ricardo Calil, jornalista e crítico de cinema

Espíritos e macacos, passado e presente, sagrado e mundano, real e fantástico. Todos convivem harmoniosamente em "Tio Boonmee", sem pompas ou sobressaltos. Weerasethakul não busca o inusitado pelo inusitado, o efeito pelo efeito, o artístico pelo artístico. Ao contrário, um tom de serenidade, graça e despretensão - tão distante do “cinema de arte” consagrado em festivais - percorre seu filme.

Outros destaques de 2011 para Ricardo Calil:

Poesia
A Pele que Habito
Isto Não É um Filme
Cópia Fiel
Singularidades de uma Rapariga Loura
Os Residentes
O Garoto da Bicicleta
Meia-Noite em Paris
Tetro

"A Árvore da Vida"
Por Thiago Stivaletti, jornalista e crítico de cinema

Terrence Malick faz uma viagem no tempo e no espaço para sondar os mistérios da vida, da morte, da origem do Universo, da família, das lembranças da infância. A polêmica do filme começou em Cannes e continuou com as fãs que foram aos cinemas só para ver Brad Pitt e saíram decepcionadas. Filme incompreensível? Pode ser. Mas se a vida não se explica, por que o cinema há de se explicar sempre?

Outros destaques de 2011 para Thiago Stivaletti:

Super 8
Cisne Negro
Não me Abandone Jamais
Amores Imaginários
Cópia Fiel
Vênus Negra
Bróder
O Palhaço
Ex Isto

"Super 8"
Por Alessandro Giannini, Editor de UOL Entretenimento

Aos 45 anos, J.J. Abrams é um dos mais prolíficos e criativos cineastas em atividade na TV e cinema americanos. Em "Super 8", seu terceiro longa-metragem como diretor, as referências de Abrams estão impressas em cada cena, em cada sequência, em cada fala do filme sobre um grupo de jovens apaixonados por cinema, que decidem produzir um filme caseiro em meio a uma crise na pequena cidade onde moram. É um mergulho e uma homenagem à Hollywood dos anos 1970, transformada pela criatividade de um grupo de jovens que incluía Martin Scorsese, Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, George Lucas e vários outros.

Outros destaques de 2011 para Alessandro Giannini:

Bravura Indômita
Trabalho Interno
O Mágico
O Palhaço
Cisne Negro
Meia-Noite em Paris
A Rede Social
Cópia Fiel
127 Horas