Topo

Daniel Craig se divide entre o jornalista da trilogia "Millennium" e o agente James Bond

ANA MARIA BAHIANA

Especial para o UOL, de Los Angeles

16/12/2011 07h00

Dentro de uma semana, a partir do dia 20 de dezembro, Daniel Craig estará nas telas dos Estados Unidos como o jornalista investigativo Mikael Blomkvist, tentando arrancar segredos sinistros das neves de uma ilha ao largo da Suécia na adaptação de David Fincher para o primeiro livro da trilogia “Millennium”, “Homens que Não Amavam as Mulheres”. Falando de Londres, via teleconferência, com uma cara de sono que trai o ritmo intenso das filmagens de “Skyfall”, o terceiro filme de James Bond no qual ele interpreta o agente 007, Craig diz que a experiência lhe deu novas perspectivas em duas frentes: jornalismo e frio.


“Tenho muitos amigos jornalistas, o que me serviu de ótima base para pesquisar o personagem. A experiência me fez respeitar ainda mais a profissão. Hoje acho que os verdadeiros jornalistas, os que têm princípios e ideais em seu trabalho, são verdadeiros heróis. O mundo precisa mais deles do que pensa. Eu não sou tão heroico. Eu só faço o papel de herói”

O frio foi o das diversas locações na Suécia, entre outubro e novembro de 2010. “Quando eu estava vestido adequadamente, não tinha tanto problema, mas quando eles me punham em jeans e camiseta... Era horrendo. E não estávamos nem no inverno mesmo… mas meus dentes batiam de verdade”.

Craig ainda não leu o roteiro do segundo filme da trilogia “Millennium” (que também será dirigido por Fincher), mas sabe que é “basicamente sobre Lisbeth Salander, o que vai dar ainda mais oportunidade a Rooney Mara de mostrar o incrível talento que ela tem. Ela é uma atriz de incrível maturidade”.

TRAILER DE "MILLENNIUM - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES"


007
Por enquanto, Craig segue filmando “Skyfall” e se mostra empolgado com a produção. “Estamos fazendo o melhor Bond que é possível fazer. Temos as melhores pessoas disponíveis, a combinação de Sam Mendes [diretor] e Roger Deakins [diretor de fotografia] está sendo sensacional, e eu teria orgulho de trabalhar com este elenco em qualquer filme”, diz.

O ator se desculpa por não conseguir dar maiores detalhes. “É que estou filmando desde ontem de tarde e acabamos às 9h da manhã de hoje… Ou seja, dormi umas duas horas e meia… Há quanto tempo estamos filmando? Não sei… Cinco semanas… Eu acho… Sinceramente, não sei bem onde estou, no momento…”

Craig diz que compreende a ansiedade dos fãs. “Não é que eu esteja proibido de falar a respeito, é que não quero tirar a surpresa dos espectadores. Seria uma pena. Vamos passar seis meses filmando e seria uma perda de tempo, agora, contar o que está acontecendo no filme. Posso dizer que ele tem um roteiro maravilhoso, com o qual estamos todos super satisfeitos e empolgados. E tem um ritmo rápido, bem Bond, misturando personagens tradicionais e novos. Mais que isso eu vou entregar o que não devo…”

Seus planos para o futuro imediato? “Descansar. Semana que vem, as filmagens vão parar por conta das festas”.