Topo

Primeiro filme da trilogia "Millenium" é "uma experiência desconfortável e desagradável", conta Trent Reznor

Trent Reznor (dir.) e Atticus Ross (esq.) posam com Globo de Ouro que ganharam pela trilha-sonora de "A Rede Social" (16/1/2011) - AP Photo/Mark J. Terrill
Trent Reznor (dir.) e Atticus Ross (esq.) posam com Globo de Ouro que ganharam pela trilha-sonora de "A Rede Social" (16/1/2011) Imagem: AP Photo/Mark J. Terrill

Da Redação*

20/12/2011 20h44

Primeiro longa da trilogia "Millenium", "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" foi lançado nesta terça-feira (20), nos Estados Unidos. Com trilha sonora do americano Trent Reznor e do britânico Atticus Ross, o filme é descrito por Reznor como "uma experiência desconfortável e desagradável", do ponto de vista musical.  

Em entrevista à Associated Press, o compositor falou sobre o processo de criação da trilha do filme dirigido por David Fincher, que tem Daniel Craig como protagonista. "Nós tentamos uma nova abordagem, entregando lotes de música compostas de um ponto de vista realmente impressionista, antes mesmo de qualquer coisa ser filmada", disse Reznor. 

O líder do Nine Inch Nails também acredita que essa é uma experiência nova no cinema, por causa da sua forma diferenciada de produção. "Geralmente o que eles fazem é juntar um grupo de músicas temporárias para obter um certo tipo de vibração que pode ser ligada ao filme. Eu pensei, bem, se você tivesse um monte de músicas pra começar, seria uma ferramenta certamente útil enquanto ainda estão criando as linhas gerais. É só ver como funciona: um novo experimento”, explica. 

Não é a primeira vez que Reznor, Ross e Fincher trabalham em parceria. O trio experimentou essa nova forma de encaixar a trilha na cinebiografia sobre o criador do Facebook. “Como aprendi em ‘A Rede Social’, esse processo faz com que o diretor possa realmente usar o acesso a música, enquanto as cenas estão sendo feitas.” 

"Os Homens que Não Amavam as Mulheres" estreia no Brasil em 27 de janeiro e tem entre suas canções "Immigrant Song", do Led Zeppelin, cantada por Karen O, do Yeah Yeah Yeahs. O álbum foi indicado a dois prêmios Grammy, mesmo com as críticas de Reznor de que a cerimônia é "barata e manipulada". 

"Nós realmente queríamos começar do ponto de vista do telespectador e contribuir para um sentimento de mal-estar quando fosse necessário, e também tentar dar vida ao cenário onde isso ocorre, a Suécia muito fria", conclui.  

TRAILER DE "MILLENIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES"

*com informações de agências.