Topo

"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" é eleito o filme do ano pelos internautas do UOL

Cena de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" - Divulgação
Cena de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" Imagem: Divulgação

Da Redação

31/12/2011 00h10

Os internautas do UOL votaram e escolheram: "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" é o filme de 2011. O filme foi consagrado por 1.491 votantes, com 16% da preferência, entre as produções que mais se destacaram em 2011. Em segundo lugar, ficou o vencedor de Cannes, "A Árvore da Vida", com 14,7% dos votos. O top 3 foi completado por "Cisne Negro", que rendeu o Oscar de melhor atriz a Natalie Portman, com 13,9%.
 
Oitavo e último filme da franquia "Harry Potter", "As Relíquias da Morte - Parte 2" estreou no início de julho e se tornou o filme mais visto em todo o mundo em 2011, com uma bilheteria de 1,3 bilhão de dólares. No Brasil, a produção alcançou a terceira melhor renda de bilheteria do ano, com R$ 57,1 milhões arrecadados.

 

TRAILER DE "HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 2"


Fãs de todo o mundo lotaram os cinemas para assistir o último capítulo da saga, iniciada em 1997, quando a escritora J.K. Rowling lançou o livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", que chegaria aos cinemas quatro anos depois, em 2001, pelas mãos do diretor Chris Columbus. A história do garoto de óculos que se descobre um bruxo repetiu nos cinemas o sucesso dos livros, com o então desconhecido Daniel Radcliffe, de apenas 12 anos, como protagonista. A série de filmes mudou de mãos diversas vezes e foi progressivamente ganhando um tom mais sombrio, até ser assumida por David Yates, que dirigiu os quatro últimos filmes ("A Ordem da Fênix", "O Enigma do Príncipe" e "As Relíquias da Morte - Parte 1" e "Parte 2").

 


Votação

Os dez filmes finalistas foram escolhidos através de consulta realizada no Twitter do UOL Cinema. Entre as 11h do dia 15 às 18h do dia 16, foram computados mais de 200 votos entre os internautas que tuitaram usando a hashtag #UOLmelhorfilme2011. Destes, 26 votos foram para "Harry Potter".

O segundo colocado, "Melancolia", drama do diretor dinamarquês Lars Von Trier, ficou um pouco atrás, com 20 votos. "Meia-Noite em Paris", última produção de Woody Allen, fechou a trinca, escolhido por 19 pessoas.
 
Somente dois brasileiros figuraram entre os dez mais votados: "O Palhaço", segundo longa de Selton Mello como diretor, ficou em nono, e "O Homem do Futuro", com Wagner Moura e Alinne Moraes, ficou em décimo.