Topo

Antes de começar o "BBB12", Pedro Bial ri de si mesmo no filme "Agamenon"

Pedro Bial e Hubert em cena de "As Aventuras de Agamenon - o Repórter" (2011) - Divulgação
Pedro Bial e Hubert em cena de "As Aventuras de Agamenon - o Repórter" (2011) Imagem: Divulgação

MAURICIO STYCER

Em São Paulo

05/01/2012 08h21

Quatro dias antes de invadir os lares brasileiros, à frente do "BBB12", Pedro Bial vai participar de uma grande ocupação nos cinemas. O apresentador do reality show da Globo é uma das iscas de “As Aventuras de Agamenon, o Repórter”, filme que estreia nesta sexta (6) em cerca de 300 salas do país.

Bial interpreta a si próprio, no papel de um repórter chamado Pedro Bial. Numa das boas piadas do filme, ele está cobrindo a queda do Muro de Berlim, em 1989, quando é soterrado por pedras, depois de uma picaretada de Agamenon.

Para quem não o conhece, Agamenon Mendes Pedreira é um jornalista com o dom da onipresença. É uma espécie de "Zelig" ou "Forrest Gump", que testemunhou os fatos mais importantes da história nos últimos cem anos.

Criado há 20 anos pelos humoristas Hubert Aranha e Marcelo Madureira, integrantes da trupe Casseta & Planeta, o “velho homem da imprensa” Agamenon assina até hoje uma coluna dominical no jornal “O Globo”.

Making of mostra Pedro Bial na queda do Muro de Berlim

No filme, dirigido por Victor Lopes, Agamenon é vivido ora por Hubert, ora por Marcelo Adnet. O personagem está no Titanic no dia em que o transatlântico afundou, contracena com Hitler, Freud, Gandhi, Einstein, Getúlio Vargas e Bin Laden, entre outras personalidades da história.

Fernando Henrique Cardoso, Caetano Veloso, Paulo Coelho, Susana Vieira e Jô Soares dão depoimentos sobre o personagem, como se ele existisse de fato.

Os mais jovens não devem se lembrar, mas antes de se tornar a cara do “Big Brother Brasil”, que estreia nesta terça-feira (10), Bial foi repórter e correspondente internacional da Globo. Não chegou a cobrir a queda do Muro, trabalho de Silio Boccanera, mas no ano seguinte, diante do Portão de Brandemburgo, anunciou a unificação da Alemanha.

“Felizmente, o Bial é um cara de grande senso de humor. Ele não se leva à sério, o que é um sinal de inteligência”, disse Hubert, numa entrevista para promover o filme. “Ele viu no filme uma oportunidade para interpretar um de seus mais difíceis papéis: o de Pedro Bial”, diz Marcelo Madureira.

Soterrado pelas pedras do Muro, Bial narra os acontecimentos como se estivesse fazendo um de seus famosos discursos no BBB. Segundo Hubert, o apresentador teve liberdade para mexer no texto do filme. Mas não quis. "Quando ele olhou, disse: ‘Está tão igual ao meu que nem ouso mexer’”, contou Hubert.