Topo

Atriz Kim Novak diz que uso de música de "Um Corpo que Cai" por filme "O Artista" foi "estupro"

A atriz Kim Novak durante participação em coquetel em Los Angeles (3/8/2010) - Brainpix
A atriz Kim Novak durante participação em coquetel em Los Angeles (3/8/2010) Imagem: Brainpix

Do UOL, em São Paulo

09/01/2012 16h59Atualizada em 09/01/2012 20h32

A atriz Kim Novak, 78, condenou o uso da música tema das cenas de amor de "Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock, pelo filme "O Artista", possível concorrente ao Oscar 2012. Segundo informações do site Deadline, Novak ficou tão incomodada com o fato que publicou um comunicado à imprensa e pagou um anúncio de página inteira de um jornal para expressar sua indignação.

Kim faz parte da "Academia de Filmes, Artes e Ciências" que escolhe os vencedores do Oscar, e assistiu ao longa para decidir seu voto. A empresária da atriz, Sue Cameron, diz que Kim entrou "em estado de choque" ao ouvir a música, e considerou o uso como uma forma de "se apropriar dos sentimentos que as cenas de 'Um Corpo que Cai' geram".

Confira um trecho do comunicado de Kim Novak:

Los Angeles: "Gostaria de comunicar um estupro", disse Kim Novak, estrela lendária de "Um Corpo que Cai" e tantos outros clássicos."O meu trabalho foi violado por 'O Artista'". O filme se apoderou do tema de amor das cenas de "Um Corpo que Cai" e usou as emoções que elas evocam para ele. Alfred Hitchcock e Jimmy Stewart não pdem mais falar por eles mesmos, mas eu posso. Nosso trabalho, de forma inconsciente ou consciente, evocou memórias e sentimentos do público e isso foi usado para o clímax de "O Artista".