Topo

Angelina Jolie diz que estreia na direção é "o dever de casa do que aprendi sobre a guerra"

Cartaz de "In the Land of Blood and Honey", de Angelina Jolie - Divulgação
Cartaz de "In the Land of Blood and Honey", de Angelina Jolie Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/01/2012 00h51

Afirmando que nao pensava em ser diretora, Angelina Jolie disse que "In The Land Of Blood And Honey" , romance que se passa conflito armado na Bósnia entre 1992 e 1995, foi como “uma maneira de fazer o dever de casa sobre tudo que aprendi sobre guerra nesses últimos anos”. A atriz, diretora e roteirista conversou com fãs em chat ao vivo promovido pela revista norte-americana “Marie Claire” nesta quinta (12), ao lado da atriz bósnia Vanessa Glodjo.

“Eu só queria contar a história e acabei sendo a diretora. Você conhece essas pessoas e quer que o mundo saiba mais sobre elas e não esqueça o que aconteceu”, disse Jolie.

Para ela, a indicação a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro é “uma loucura”. “O mais importante para mim era a reação na Bósnia. Eu não precisava de um prêmio, era para isso que fiz aquele filme. Mas vai ser bem divertido irmos para a premiação juntos [o elenco], e é como se o país estivesse indo”.

O roteiro de “In The Land Of Blood And Honey” foi escrito por Jolie com a colaboração do elenco, que a atriz fez questão que viessem de diferentes lados do conflito e que modificaram e construíram o filme a partir de suas experiências pessoais. “Todo dia era muito emocionante porque eles estavam recriando o horror e a história. Parece que você esta torturando todo mundo, fazendo eles irem a esses lugares horríveis [na mente]”.

“Finalmente choramos o que aconteceu com a gente”, diz a atriz Vanessa Glodjo. “Ser dirigida por uma atriz como Angelina Jolie é incrível, ela faz você dar o melhor de si sem ser severa”, elogiou.

Angelina Jolie disse que não sabe qual será seu próximo projeto, e se mostra tímida quando é considerada por um dos fãs como um "exemplo". "Fui uma punk por tanto tempo que não me imaginava sendo um exemplo para ninguém. Mas sou muito agradecida por ter feito uma arte que faz de mim um exemplo para alguns, especialmente para meus filhos".

Trailer de "In the Land of Blood and Honey"