Topo

Globo de Ouro tem Gervais comportado e Rubens Ewald com a língua solta

Dolores Orosco

Do UOL, em São Paulo

16/01/2012 02h07

O Globo de Ouro manteve o britânico Ricky Gervais no comando da premiação apesar das várias críticas às piadas de gosto duvidoso que o comediante proferiu em 2011. No entanto, o que se viu na cerimônia deste domingo, em Hollywood, foi uma versão de Gervais para hipertensos: bem mais comportada e com passagens curtas pelo palco.

Sorte das celebridades presentes, ainda traumatizadas com as alfinetadas de Gervais no ano passado. Como esquecer a brincadeira desastrosa com o ator Michael Douglas, que na época passava por tratamento contra um câncer?

Clique para acessar conteúdo externo

E não foi só uma imitação, porque qualquer travesti pode imitar Marilyn

Clique para acessar conteúdo externo

Rubens Ewald Filho sobre Michelle Williams em "Sete Dias com Marilyn"

Entre provocações leves, o apresentador até tentou constranger Madonna, mas acabou levando uma surra de ironia adulta. “Venha me pegar, Ricky, faz tempo que não beijo uma garota na TV”, soltou a rainha do pop, evocando sua performance na premiação da MTV em 2003, quando beijou Britney Spears.

No Brasil, a transmissão ao vivo com tradução simultânea pelo canal TNT, teve como anfitrião o crítico de cinema Rubens Ewald Filho. E se Gervais não estava em dia inspirado para cometer gafes ou causar desconforto, o mesmo não se pode dizer do brasileiro.

Clique para acessar conteúdo externo

Venha me pegar, Ricky, faz tempo que não beijo uma garota na TV

Clique para acessar conteúdo externo

Madonna, provocando Rick Gervais

Ao comentar o desempenho de Michelle Williams - premiada por sua performance como Marilyn Monroe no filme “Sete Dias com Marilyn" - Ewald deixou a elegância de lado e quase reduziu o mérito da atriz à mera caracterização. “Com a ajuda de enchimento, e também talento, ela encarnou Marilyn Monroe. E não foi só uma imitação, porque qualquer travesti pode imitar Marilyn”.

Clique para acessar conteúdo externo

Esse está aí por um mero equívoco

Clique para acessar conteúdo externo

Rubens Ewald Filho, sobre Viggo Mortensen em "Um Método Perigoso"

E quando Michelle voltou ao palco, com seu vestido longo e uma fita no cabelo curtinho, lembrando mais uma Audrey Hepburn que uma Marilyn, o crítico insistiu: “o que não faz um enchimento, hein?”. Dispensável.

Ao anunciar alguns dos concorrentes, Ewald dava vereditos implacáveis – e sem justificar-se. “Esse está aí por um mero equívoco”, disse o crítico ao apresentar Viggo Mortensen, indicado como melhor ator pelo filme “Um Método Perigoso”. Apresentação semelhante também foi usada ao se referir a Guy Pearce, indicado por “Mildred Pierce”.

A participação de Ewald em certos momentos da transmissão deixou a desejar. Afinal, espera-se mais profundidade quando um crítico de cinema experiente é escalado para comentar uma premiação da importância do Globo de Ouro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Globo de Ouro tem Gervais comportado e Rubens Ewald com a língua solta - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade